INVESTIGAÇÃO
PLANO ESTRATÉGICO
CÉREBRO DE BRANDING
NAMING
POSICIONAMENTO DE MARCA
TERRITÓRIO VERBAL
TERRITÓRIO VISUAL
ESTRATÉGIA DE REDES SOCIAIS
LOGO
APLICAÇÕES
BRANDBOOK

CONTEXTO

Cliché nasceu de uma empresa de pesquisa e tendências de consumo. O insight: enquanto existem marcas fortes em todos os segmentos de bebidas alcoólicas, no mercado de vinho a compra ainda é feita a partir das características do produto. O supermercado apresenta uma explosão de SKUs e quem ganha é quem tem o melhor rótulo. A oportunidade era de construir uma DNVB (Digital Native Vertical Brand) de vinho rosé e ser extremamente relevante para os millennials.

DESAFIOS

Com um conhecimento profundo sobre o consumidor, o desafio do projeto de branding era construir uma marca que sustentasse a venda não baseada em atributos de produto, mas de marca. Ou seja, encontrar uma mensagem muito forte para um público de nicho, os millennials, e construir um território visual e verbal bem marcantes, para que Cliché fosse facilmente reconhecida e favorecesse a venda e fidelização – e, quem sabe um dia, até um subscription.

SOLUÇÃO

Depois que definimos o nome, em uma ironia com fundo de verdade, tudo fluiu de forma natural e um pouquinho cliché. Criamos uma marca de bebida que não é sobre ostentar o consumo, e sim a diversão. É sobre momentos entre amigos, o início da vida adulta, curtir a vida e compartilhar tudo isso. Na rede social, ao invés de influenciadoras, demos voz às consumidoras: pessoas com alto potencial criativo que fazem fotos maravilhosas ostentando a diversão para seus amigos, pessoas de verdade em momentos cliché. Verdadeiro e gostoso de ver.
Cliché é um rosé para beber com os amigos que a gente mais gosta, nos momentos mais especiais.

A primeira marca brasileira de vinho que não é baseada em produto

A linha de lançamento passou por muitas discussões. Um produto? Dois? Uma embalagem? Duas? Três? No fim, ficou um Cliché principal vindo da Itália; outro, um pouco mais acessível, vindo do Uruguai; e, para finalizar, um espumante rosé do sul do Brasil.