INVESTIGAÇÃO
PLANO ESTRATÉGICO
ARQUITETURA DE MARCAS
CÉREBRO DE BRANDING
POSICIONAMENTO DE MARCA
TOM DE VOZ
TERRITÓRIO VISUAL
LOGO
APLICAÇÕES
BRANDBOOK

CONTEXTO

A Exame é uma marca com mais de 50 anos de história. Em 2019, a revista estava passando por uma transformação em que foi necessário pensar como a marca se comportaria em novas verticais de atuação. A Exame se preparava para ir além do conteúdo, passando a ofertar outros produtos e serviços.

DESAFIOS

O desafio de branding era preservar o máximo de brand equity – já que estamos falando de uma marca tradicional e líder de mercado. Precisávamos pensar a arquitetura de marcas diante do novo momento. Visualmente, o desafio era grande: ser diferente e novo, sem deixar de ser o que era antes.

SOLUÇÃO

Criamos Exame&, um jeito contemporâneo para nomear o grupo, somado a nomes descritivos das novas ofertas, reforçando a marca-mãe. No visual, mantivemos o vermelho, mas, ao invés do escuro, que remete ao impresso, trouxemos um tom vibrante, digital. O mesmo para tipografia, em que adotamos a caixa baixa com serifas estilizadas.
A Exame ganhou a visão de ser o principal veículo de desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial, abraçando mais do que o papel de informar. A marca é sobre celebrar o empreendedorismo e o capitalismo consciente.

O MELHOR INVESTIMENTO DO SEU TEMPO

Uma marca viva, ambiciosa, prática e colaborativa.