A Exame continua sendo uma revista, mas a vertical de conteúdo é apenas uma atuação da marca, que vem acompanhada de outros produtos e serviços agora. O desafio de branding era preservar o máximo de brand equity – já que estamos falando de uma marca com 50 anos e líder de mercado – e, ao mesmo tempo, expandir a percepção de marca para uma atuação além da produção de conteúdo. Precisávamos, também, aumentar a elasticidade da marca e prepará-la para a nova oferta.

Era importante ter uma marca institucional, para que a marca da revista não representasse todo o grupo. Criamos a Exame&, uma forma contemporânea de expressão, que não é nem Co, nem Company, nem Grupo, mas indica um conglomerado. Para as verticais, nomes descritivos sinalizam a nova oferta sem criar valor de marca, já que a marca que estamos construindo é a Exame.

A Exame continua sendo uma revista, mas a vertical de conteúdo é apenas uma atuação da marca, que vem acompanhada de outros produtos e serviços agora. O desafio de branding era preservar o máximo de brand equity – já que estamos falando de uma marca com 50 anos e líder de mercado – e, ao mesmo tempo, expandir a percepção de marca para uma atuação além da produção de conteúdo. Precisávamos, também, aumentar a elasticidade da marca e prepará-la para a nova oferta.

Era importante ter uma marca institucional, para que a marca da revista não representasse todo o grupo. Criamos a Exame&, uma forma contemporânea de expressão, que não é nem Co, nem Company, nem Grupo, mas indica um conglomerado. Para as verticais, nomes descritivos sinalizam a nova oferta sem criar valor de marca, já que a marca que estamos construindo é a Exame.

INSPIRAR ATITUDES INOVADORAS QUE CRIEM MAIS RIQUEZA PARA A SOCIEDADE

A Exame ganhou a visão de ser o principal veículo de desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial, abraçando mais do que o papel de informar. A marca é sobre celebrar o empreendedorismo e o capitalismo consciente. Uma marca viva, ambiciosa, prática e colaborativa. Como propósito, a Exame quer inspirar atitudes inovadoras que criem mais riqueza para a sociedade, porque entendemos que, no fim, o papel dessa marca é desencadear a tomada de ação das pessoas, para que os consumidores façam coisas novas e de mais valor. 

Depois da clareza da personalidade da marca, tínhamos muita informação nas mãos, mas era preciso fazer jus à Exame e traduzir tudo isso em um posicionamento claro para as pessoas.

E criamos “o melhor investimento do seu tempo”, que resume os principais diferenciais de clareza e relevância de informação, que traz um benefício direto para o consumidor – a qualidade do tempo – e também ajuda a associar a marca como especialista em business e mercado financeiro.

UMA MARCA VIVA, AMBICIOSA, PRÁTICA E COLABORATIVA

O desafio visual era grande: manter a tradição, mas comunicar que a empresa está em um novo momento. Ser diferente e novo, sem deixar de ser o que era antes. Mantivemos o vermelho, mas em um novo tom: ao invés do escuro, que remete ao impresso, fomos para um vermelho vibrante, mais digital. Na tipografia, ao invés da caixa alta serifada, típica de publicações impressas, adotamos a caixa baixa com serifas estilizadas.

O ponto final no logo tem diversas leituras, desde o fato de ser o único conteúdo que o leitor precisa no dia até a possibilidade de integrar com outros temas, como exame.academy. O azul equilibra o vermelho e uma paleta de dourados e cinzas traz sofisticação e permite elasticidade para as verticais de produto. Como grafismo institucional, criamos uma malha de elementos desconstruídos a partir das formas da bandeira do Brasil.