Quando a gente fala de branding, estamos falando de estratégia de negócio. A marca é a forma como seu negócio se traduz para o mundo. Essa ideia pode parecer óbvia, mas será que todo mundo na sua empresa sabe disso?
Esse foi assunto da minha Mini-Talk: Como convencer a empresa inteira de que branding é importante? Reuni aqui o conteúdo principal da talk, com você algumas dicas de como levar a cultura de branding para todo mundo. 😀
Pra começar, vale relembrar uma premissa importante: branding é como as pessoas lembram de você. Marca é muito mais do que um logo. Vai muito além de um design ou um produto bonito. A todo tempo, todos os pontos de contato das pessoas com sua empresa estão gerando lembrança de marca. Por exemplo:
- Interface do seu produto digital
- Embalagem do seu produto físico
- O jeito do seu time de atendimento em qualquer etapa (pré-compra, compra e pós-compra)
- Seu site, suas redes sociais e conteúdos
- Qualquer pessoa que trabalha na empresa, no dia a dia e em eventos
- Os porta-vozes oficiais, nas redes, evento e imprensa
- Etc…
Como todos os pontos de contato estão contando um pouco da história da sua marca e do seu jeito de ser, cuidar da marca é um trabalho da empresa toda, em cada detalhe. Conhece aquela expressão? “O perigo mora nos detalhes”. É verdade!
Para levar a palavra do branding em diante, você será embaixadora ou embaixador do branding dentro da sua empresa. Temos 4 dicas de como fazer isso:
- trazer as áreas para perto
- conectar dores com soluções
- envolver todo mundo desde o início
- manter a cultura de branding
E tem um bônus no final! Um quadro resumo: como branding impacta cada área. Esperamos que esse conteúdo te ajude a convencer a empresa todinha de que branding é importante 😉
Como trazer as áreas para perto
Se sua empresa nunca investiu em marca, é muito provável que não esteja claro como vocês vão se posicionar. Isso aparece, por exemplo, na falta de alinhamento das mensagens da sua marca. O time comercial pode estar contando uma história, enquanto o marketing está para outro lado. E enquanto isso a diretoria está planejando crescer em outro segmento e lançar um novo produto.
Para trazer as áreas para perto, você precisa descobrir como a falta de estratégia de marca está afetando as outras áreas. Converse com pessoas chave (CEO, líderes de áreas), pergunte, por exemplo:
- quais são suas principais dores de crescimento da empresa?
- quais são seus principais desafios hoje?
Como conectar dores com soluções
Depois de ouvir as dores e desafios de cada área, seu trabalho será explicar e conectar essas dores com soluções. Nessa hora você vai conseguir mostrar como investir em branding significa investir no sucesso do negócio.
Atenção: dependendo do contexto e de como é a cultura na sua empresa, pode ser estratégico ter a primeira conversa com os líderes somente para entender os desafios. Daí você faz o dever de casa e depois volta numa segunda conversa para você conectar os desafios da empresa com as soluções do branding – pode ser uma apresentação, por exemplo.
O legal é fazer esse movimento de forma colaborativa. Primeiro ouvir as pessoas e depois conectar com branding. É um jeito de construir branding de dentro pra fora.
Exemplos de dores e soluções:
Desafio | Como branding ajuda |
“ninguém entende o que fazemos” | traz clareza do posicionamento e de como comunicar os diferenciais |
“demora muito pra vender” | como falar seus diferenciais da melhor maneira |
“estamos com dificuldade de priorizar o roadmap de produto” | clareza do objetivo de longo prazo de empresa |
“meus frilas de conteúdo estão desalinhados” | alinhamento tom e voz |
“tá vindo muito lead desqualificado, meu CAC tá alto” | definição das personas e das mensagens-chave para cada etapa do funil |
“não conseguimos contratar pessoas boas” | entendimento do propósito da marca e fortalecimento da percepção da marca empregadora |
“nossa marca não é reconhecida” | linguagem visual e verbal alinhada |
Como envolver todo mundo desde o início
Independente do momento da sua startup, o melhor momento de envolver as pessoas com branding é… hoje! Vale para qualquer que seja o seu desafio de marca.
Se você vai passar por um projeto de branding, o lançamento de marca não é só trabalho do marketing, a empresa toda vai ter que se mexer.
Se você já tem branding, mas precisa alinhar, ouvir as dores e trazer a consciência das soluções para as áreas vai ajudar todo mundo a “priorizar branding” na agenda.
Como manter a cultura de branding
Continuar com a palavra do branding viva dentro da sua empresa vai exigir manutenção. Por isso, também indicamos:
Trazer o branding para o onboarding de novas pessoas, explicando os diferenciais da sua marca e contando aquele segredo que você já domina: que marca é estratégia.
Manter touchpoints com as áreas e ajudar sempre. É importante construir juntos, fazer a empresa respirar branding em cada projeto. Não é só na hora de fazer campanha, mas desde a definição de qual vai ser seu próximo lançamento, passando pela experiência das pessoas com o produto e por aí vai.
#Bônus – Resumo: como branding impacta cada área
Growth: clareza no posicionamento e assertividade na escolha dos públicos gera aumento de taxa de conversão e diminuição do CAC.
Design de produto: brandbook é ponto de partida para criação do seu design system, que gera eficiência para produção de telas e specs.
Design de comunicação: alinhamento da estratégia visual.
Conteúdo e redes sociais: alinhamento editorial; alinhamento de tom de voz.
Produto: clareza na priorização e definição de roadmap: quem somos e onde queremos chegar.
Vendas: redução do ciclo de vendas, redução do CAC.
RH: clareza na cultura; atração dos melhores talento
PR: clareza na estratégia.
Diretoria: caminhos para expansão da empresa; pitch para rodadas de investimento.
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