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Por que criar marca para startup é diferente de criar marca para uma empresa tradicional?

Guta Tolmasquim
Guta Tolmasquim
CEO da Brand Gym

Antes da Brand Gym, eram poucas as startups que investiam em branding. Um mercado pouco capitalizado, pouco competitivo e com enormes desafios técnicos que estavam no road map com bem mais prioridade do que construção de marca. Do outro lado, o mercado de branding era estruturado para atender empresas tradicionais.

No ecossistema de hoje, muitos desses desafios técnicos foram superados. Com a infraestrutura já construída, da AWS, a no-code apps, passando por meios de pagamentos, APIs e outras tecnologias que facilitam a vida, a competitividade entre as startups cresce. E, com essa evolução do mercado, o branding está ganhando mais relevância para as startups: mais competitividade, mais necessidade de diferenciação. 

Também podemos considerar que os produtos das startups nascem imperfeitos por definição e é preciso engajar o consumidor (não só os investidores e talentos) na visão e no propósito da marca.

Branding também pode ser um grande aliado para introduzir um novo produto ou novo hábito, o que é essencial quando falamos de tecnologia e da criação de novas categorias de mercado. Outra consequência interessante de branding é o aumento do vínculo com os consumidores e vínculo, vocês sabem, leva a maior lifetime value, diminuição de churn e aumento de referral.

Estamos vendo cada vez mais startups investirem em branding. Ainda estamos em um momento em que construir marca pode ser um diferencial. Em breve, será essencial para que toda startup possa ganhar o coração de um mercado inicial.

Em 2017, a Brand Gym começou a fazer branding para startups. Somos a agência de branding para empreendedores, scale ups e marcas que têm tecnologia no seu DNA. Desenvolvemos uma metodologia para entregar profundidade sem perda de tempo. E estamos levando estratégia de marca para negócios que vão escalar.

Por aqui, além de sermos especialistas em branding, somos especialistas em branding para startups. Nós fazemos branding para produtos e serviços inovadores, que vão na contramão da indústria tradicional.

Mas qual a diferença entre branding para empresas tradicionais e branding para startups?

#1 Mentalidade de teste

Na indústria tradicional, os projetos de branding são feitos ao longo de meses para chegar a um resultado final, completo, definido. Esse resultado tem alguns responsáveis, em geral dentro do marketing, e será implementado principalmente na comunicação e publicidade.

Na indústria de tecnologia nada nunca está pronto. Como é possível fazer um projeto de branding que tem como objetivo chegar à perfeição? 

Para trabalhar com startups é preciso educar os founders e o time para tomar as decisões baseadas na marca. Sabemos que o time vai escalar e que muitas pessoas vão querer testar coisas e evoluir a marca, por isso, precisamos garantir que os pilares fundamentais de branding estão bem instalados e nos preocupar menos com as regras.

Começamos pela estratégia, obviamente, a partir do momento que ela está definida, incentivamos as marcas com quem trabalhamos a começarem a testar, implementar as mensagens e definições e que nos voltem com feedback.

Nosso papel durante o projeto de branding é chegar em conceitos que vão ser testados pelos times de produto, performance, redes sociais, atendimento, sucesso do consumidor, marketing e pessoas. Assim, os conceitos vão evoluir com o tempo. 

Encaramos branding para startups como uma semente de marca que vai crescer.

#2 Produto e early adopters como ponto de partida

O produto é o maior foco de toda startup. Ele é a base da construção de marca de uma startup. O posicionamento, as mensagens, tom de voz, visual, todos devem estar em máxima sintonia com o produto.

Startups possuem produtos únicos e inovadores, essa é a principal diferença entre empresas tradicionais e startups. Por essa razão, é necessário um esforço maior de branding para explicar para os consumidores que a proposta de valor é única, diferente de tudo que já está no mercado.

É comum ver empresas tendo crises de identidade, mesmo com um excelente produto ou serviço. Isso acontece, normalmente, porque os consumidores não entendem o que é o produto ou não conseguem enxergar seus diferenciais.

Dizemos que produtos incríveis merecem marcas incríveis. Afinal, se o seu produto é único, é preciso que sua marca seja única também. Trabalhamos com muita criatividade para mostrar o diferencial do seu produto e construímos a estratégia de marca a partir da estratégia de negócios da sua startup.

Na Brand Gym, criamos marcas para produtos que são diferentes por essência. Para nós, construir marca é uma forma de conectar produtos inovadores a audiências de nicho e fazer com que produtos incríveis encontrem usuários fiéis.

Para fazer branding em startups é interessante descobrir quem são os early adopter com quem a marca tem Product Fit e investigar as características que criam o vínculo. Essas características devem ser usadas na construção de marca para alavancar a percepção para novos usuários e conseguir mais lookalikes com esses consumidores.

#3: É necessário ter agilidade e pragmatismo

Startups são empresas inovadoras que vivem num contexto de rápida transformação.

Demorar para tomar decisões significa fazer branding para o produto de alguns meses atrás. A marca deve acompanhar o ritmo da empresa, não o contrário.

É preciso ter profundidade na medida certa para ter certeza das decisões, andar rápido e evoluir com testes. 

#4 Pensar a vida real da startup

Defendemos o pragmatismo. É preciso criar marca para a vida real da empresa que está em escala. O território visual precisa prezar pela performance do produto. O tom de voz deve ser pensado para redes sociais e atendimento. A argumentação e o posicionamento devem ser pensados para os canais de comunicação em que a marca está, seja Instagram, Facebook ou Google Ads, site e todo o restante do funil de vendas.

O logo deve ser responsivo para funcionar em um snippet, em uma imagem de perfil de Instagram, imagem do app e também em mídia out of home.

Criamos marcas incríveis, feitas para a vida real.

#5 Startups devem pensar o funil ao contrário

A maioria das empresas busca investir em branding como uma ferramenta de topo de funil, entretanto, quando se trata de startups, o melhor método está em investir no funil ao contrário. Isso mesmo!

Priorizamos a recorrência/retenção e deixamos o awareness/conhecimento em último lugar, visto que há maior competição nessa área e portanto, menor valor obtido por dinheiro investido. 

Por essa razão nós seguimos a seguinte ordem de construção de marca no funil:

1- Recorrência: Primeiramente a startup desenvolve e vende seu produto, a partir disso observa-se os clientes que estão usando e recomprando. É nessa recorrência que a marca é apresentada em profundidade para o cliente, fortalece-se o lifetime value e aumenta o marketing boca a boca. Ao realizar um “atendimento UAU” durante todo o processo de compra e pós-compra é também possível criar conexões profundas com os clientes.

2- Uso: O uso fortalece o propósito e constrói comunidades em torno da proposta da marca.

3- Compra: Argumentos de produto mais próximos à proposta de valor e construção da marca tendem a ter um aumento de taxa de conversão. A marca também ajuda a sustentar o price point.

4- Consideração: É preciso combinar mensagens de branding e performance, para trazer dimensão racional e tangível combinada a dimensões emocionais e intangíveis, também muito importantes para a decisão de compra.

5- Conhecimento: É aqui que apresenta-se o produto de forma relevante para o consumidor e diferenciado da concorrência. Explicamos de forma que as pessoas entendam a inovação do produto e seu uso.

Você tem um produto incrível? Ele merece ter uma marca excelente.

#Bônus – Resumo: Como a Brand Gym faz branding para as startups

Entrega de alto padrão: Construímos juntos e realizamos várias etapas de validação tanto com os clientes quanto com o squad do projeto. Garantimos projetos totalmente implementáveis, desenvolvemos branding que a sua startup vai usar.

Trabalho com o empreendedor: Direcionamento de marca é ferramenta de gestão. Por isso treinamos em branding os fundadores e a equipe da startup.

Foco em tomada de decisão: Desenvolvemos a profundidade necessária para ser estratégico e gastar energia onde é preciso.

Sem burocracia: Utilizamos processos e cronogramas ágeis, com trocas intensas, comprometidas e flexíveis.

Estratégia de negócios direciona a estratégia de marca: Construção da sua marca a partir da sua estratégia de negócios, promovendo a personalidade e essência da marca de forma autêntica e estratégica para o crescimento.

Acompanhamos o ritmo empreendedor: Entendemos as dores e soluções para startups e empreendedores apaixonados.

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A Brand Gym é uma agência agilizada e vida real. Bateu a curiosidade e quer conhecer mais sobre a gente? Vem dar uma olhadinha nos nossos cases.

Ah, a gente criou a primeira e única comunidade de branding para startups do Brasil. Temos mini-eventos quinzenais e MUITA troca de conteúdo. Quer fazer parte? Peça o seu convite 😊.

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