Com Bruna Guarizo, designer da Brand Gym
CONFIA NO PROCESSO
Ter um logo é um dos primeiros passos para uma marca forte e consistente. O logo é mais do que uma identificação. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade e profissionalismo. Se uma marca teve o cuidado de ter um logo bem feito, quer dizer que todas as suas atividades, produtos, serviços também são bem feitos.
Um bom logo é um logo funcional.
Mas o que isso quer dizer? Além do ponto principal que é representar uma empresa, ele também deve posicionar a marca dentro de seu mercado de atuação, se destacar entre os concorrentes e estar alinhado com a estratégia de negócios da empresa.
O processo que utilizo para minhas criações de logo é:
1. Reunião de alinhamento
Aqui é onde encontramos as principais informações e detalhes específicos sobre o projeto, objetivos, requisitos e desejos do cliente. Além disso, é um momento legal pra conhecermos e nos aproximarmos do cliente, afinal, ele é a pessoa que mais sabe sobre a empresa. E é importante ele ser um grande parceiro dentro deste projeto que vamos construir juntos.
2. Pesquisa
Nesta etapa vamos conhecer o mercado em que a empresa se encontra, qual o seu contexto atual, analisar a personalidade e gatilhos dos consumidores e estudar os concorrentes diretos e indiretos. Nesta parte a estratégia é muito importante: entender o posicionamento, missão, valores e objetivos da empresa vai nos guiar durante a criação do logo e da identidade visual como um todo.
3. Conceito
Com os desafios do cliente na mão e a pesquisa em dia, agora é hora de tirar suas conclusões. Qual a mensagem principal que essa marca quer passar? Qual é a essência dessa marca? A partir dessas conclusões vamos criar um conceito para o logo. Um conceito que traduza os objetivos estratégicos que vimos nas etapas anteriores.
4. Rascunhos
As primeiras ideias nem sempre são as melhores, então tire elas da cabeça desenhando em uma folha tudo o que vier à sua mente. Aqui a ideia não é censurar, é deixar a imaginação fluir e desenhar e redesenhar a maior quantidade possível de ideias, elas fazendo sentido ou não.
5. O logo
Depois de vários rabiscos, vem a hora de passar as melhores ideias pro computador. É muito importante testar, sejam formas, acabamentos, tipografias, proporções, cores, diagramação, etc. Só assim teremos a certeza e a confiança de que chegamos na melhor versão do logo.
“The principal role of a logo is to identify, and simplicity is its means… Its effectiveness depends on distinctiveness, visibility, adaptability, memorability, universality, and timelessness.” — Paul Rand
Segundo Paul Rand, um bom logo deve ser distinto, sendo único e diferente dos concorrentes; perceptível e facilmente visto; adaptável, funcionando em várias aplicações — em uma camiseta, em um copo, em um site e aonde mais for necessário; memorável, as pessoas devem conseguir lembrar do seu logo; universal, carregando um significado consistente para o maior número de pessoas; atemporal, já que uma marca quer ser reconhecida e crescer por muitos anos, então não queremos um logo datado, certo? E por último e mais importante é a simplicidade: quando retiramos e reduzimos os detalhes conseguimos revelar um logo objetivo, agradável e intuitivo sobre qual o produto e mercado em que a empresa se encontra.
6. Apresentação
Agora é hora de montar uma apresentação interessante para explicar e argumentar sobre seus resultados. Gosto de começar uma apresentação repassando os principais desafios iniciais do cliente e a pesquisa, depois explicar todo o conceito e o raciocínio criativo, em seguida trazer um slide impactante com o logo e, por último, as aplicações e explicações necessárias.
7. Pacote
Com a versão final do logo aprovada, chegou a hora de enviar os arquivos pro seu cliente usá-los da melhor maneira no dia a dia. Trabalhando com startups, quanto mais facilidade e agilidade trouxermos para os clientes, melhor. Para isso, salvamos todos os arquivos em diferentes extensões, como eps, jpeg, png, tiff, svg. Também é importante enviar o logo em todas as suas versões de cores (colorido, monocromático, preto e branco), assim como suas versões em símbolos e reduções, se houver.
Pronto! Através de um processo consistente conseguimos otimizar a criação de um logo que esteja alinhado com a marca, com o mercado e com as necessidades de cada cliente.
Uma marca precisa ser verdadeira e única. Então, nunca deixe a estratégia de lado ao criar um território visual no seu planejamento de branding.
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