Como melhorar meu processo de criação de conteúdo para redes sociais?

Os maiores aprendizados do nosso Mini MeetUp com Luiza Terpins, Co-founder e Head de Conteúdo da Além

Desde que criamos a comunidade de branding para startups, começamos a fazer mini eventos quinzenais sobre os vários assuntos que fazem parte do universo do branding. No dia 3 de agosto, a Luiza Terpins, Co-founder e Head de Conteúdo da Além, veio contar pra gente um pouco sobre como funciona seu processo criativo de desenvolvimento do conteúdo para a Além no Instagram.

Para quem não conhece esse super case de conteúdo, a Além é uma marca de malas que foi lançada em dezembro para inspirar, informar e equipar pessoas apaixonadas por viagens. Mas, devido as limitações do contexto da pandemia e com seu público impossibilitado de viajar, a marca rapidamente entendeu seu papel e viu na geração de conteúdo criativo, informativo e inspirador uma forma de continuar relevante.

Em nosso papo, mais que contar sobre o que está fazendo na Além, a Luiza deu várias dicas do processo percorrido para chegar nessas ideias super únicas e criativas. Separamos alguns destaques para te inspirar também:

Converse com sua comunidade

Quer entregar um conteúdo relevante para seu público? Escute e marque conversas com as pessoas que mais interagem ativamente com os conteúdos da sua marca. É bom mantê-las por perto, porque elas são seu termômetro de qualidade mais preciso. 
No começo pode dar uma leve preguicinha marcar um papo de 10 minutos, mas juramos que o retorno vai facilitar muito o seu dia a dia.

Não importa seu segmento, é preciso falar de igual para igual.

Você pode trabalhar numa FinTech, numa AgTech, numa EdTech ou em qualquer outro mercado, quando estamos falando em nome de uma marca é importante lembrar que quem está lendo seu conteúdo é uma pessoa.
O importante é entender o que as pessoas buscam na sua marca para conversar com elas partindo de seus cotidianos, necessidades e assuntos. Então para Luiza, falar com uma linguagem próxima “de uma apaixonada por viagem para outros tantos apaixonados por viagem” faz com que a marca se conecte com muito mais facilidade com seu público.

Tenha faro jornalístico

Você pode ser jornalista ou não (no caso, a Luiza é), o mais importante é estar sempre atento às mudanças no cenário, ter uma listinha de boas fontes para recorrer quase que diariamente e entender muito bem assuntos que podem ser abordados no post. Você pode introduzir os temas da sua marca de várias maneiras. Qual é a forma mais relevante para falar sobre esse assunto com seu público no momento?
Uma das estratégias da Luiza para “sair na frente” quando o assunto Covid-19 começou a ganhar relevância no mundo foi estar muito atualizada sobre o tema. Ela comentou que já estava acompanhando o tema em portais de fora quando parecia que o Brasil nem ia ser tão afetado pela pandemia. Dessa forma, quando ele começou a ganhar relevância por aqui, ela já tinha conhecimento suficiente para compartilhar as informações certas, assim como entender como poderia responder melhor às principais dores do seu público.

Não é sobre “modinhas”

Sempre tem um assunto que está sendo mais falado. Mas sempre dá para falar sobre ele fugindo do senso comum, até para não parecer oportunista.
No Mini MeetUp a Luiza deu um exemplo super legal de quando fez um post sobre os sons de metrô em vários lugares do mundo. Ela poderia falar sobre a saudade de viajar que ainda sentimos, mas esse recorte tornou o assunto único, criativo e relevante. Quem entende de viagem não resistiu às memórias, curiosidades e nostalgias que esse conteúdo despertou.

E aí, esses highlights fizeram sentido para você? Então venha participar dos nossos próximos eventos da comunidade 🙂

Aqui na Brand Gym entendemos que branding não é apenas um projeto pontual, um fim, mas, sim, uma jornada. Tanto a nossa comunidade de branding para startups, quanto os nossos eventos quinzenais visam fortalecer essa mesma crença. Quer acompanhar os próximos Mini MeetUps e discussões? Solicite a entrada na nossa comunidade.

Ps: Caso você queira saber mais detalhes do case da Além, a Luiza escreveu um artigo bem legal! Recomendamos a leitura!