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Como melhorar meu processo de criação de conteúdo para redes sociais?

Vanessa Bulhões
Vanessa Bulhões
Head de Conteúdo da Brand Gym

Os maiores aprendizados do nosso Mini MeetUp com Luiza Terpins, Co-founder e Head de Conteúdo da Além

Desde que criamos a comunidade de branding para startups, começamos a fazer mini eventos quinzenais sobre os vários assuntos que fazem parte do universo do branding. No dia 3 de agosto, a Luiza Terpins, Co-founder e Head de Conteúdo da Além, veio contar pra gente um pouco sobre como funciona seu processo criativo de desenvolvimento do conteúdo para a Além no Instagram.

Para quem não conhece esse super case de conteúdo, a Além é uma marca de malas que foi lançada em dezembro para inspirar, informar e equipar pessoas apaixonadas por viagens. Mas, devido as limitações do contexto da pandemia e com seu público impossibilitado de viajar, a marca rapidamente entendeu seu papel e viu na geração de conteúdo criativo, informativo e inspirador uma forma de continuar relevante.

Em nosso papo, mais que contar sobre o que está fazendo na Além, a Luiza deu várias dicas do processo percorrido para chegar nessas ideias super únicas e criativas. Separamos alguns destaques para te inspirar também:

Converse com sua comunidade

Quer entregar um conteúdo relevante para seu público? Escute e marque conversas com as pessoas que mais interagem ativamente com os conteúdos da sua marca. É bom mantê-las por perto, porque elas são seu termômetro de qualidade mais preciso. 
No começo pode dar uma leve preguicinha marcar um papo de 10 minutos, mas juramos que o retorno vai facilitar muito o seu dia a dia.

Não importa seu segmento, é preciso falar de igual para igual.

Você pode trabalhar numa FinTech, numa AgTech, numa EdTech ou em qualquer outro mercado, quando estamos falando em nome de uma marca é importante lembrar que quem está lendo seu conteúdo é uma pessoa.
O importante é entender o que as pessoas buscam na sua marca para conversar com elas partindo de seus cotidianos, necessidades e assuntos. Então para Luiza, falar com uma linguagem próxima “de uma apaixonada por viagem para outros tantos apaixonados por viagem” faz com que a marca se conecte com muito mais facilidade com seu público.

Tenha faro jornalístico

Você pode ser jornalista ou não (no caso, a Luiza é), o mais importante é estar sempre atento às mudanças no cenário, ter uma listinha de boas fontes para recorrer quase que diariamente e entender muito bem assuntos que podem ser abordados no post. Você pode introduzir os temas da sua marca de várias maneiras. Qual é a forma mais relevante para falar sobre esse assunto com seu público no momento?
Uma das estratégias da Luiza para “sair na frente” quando o assunto Covid-19 começou a ganhar relevância no mundo foi estar muito atualizada sobre o tema. Ela comentou que já estava acompanhando o tema em portais de fora quando parecia que o Brasil nem ia ser tão afetado pela pandemia. Dessa forma, quando ele começou a ganhar relevância por aqui, ela já tinha conhecimento suficiente para compartilhar as informações certas, assim como entender como poderia responder melhor às principais dores do seu público.

Não é sobre “modinhas”

Sempre tem um assunto que está sendo mais falado. Mas sempre dá para falar sobre ele fugindo do senso comum, até para não parecer oportunista.
No Mini MeetUp a Luiza deu um exemplo super legal de quando fez um post sobre os sons de metrô em vários lugares do mundo. Ela poderia falar sobre a saudade de viajar que ainda sentimos, mas esse recorte tornou o assunto único, criativo e relevante. Quem entende de viagem não resistiu às memórias, curiosidades e nostalgias que esse conteúdo despertou.

E aí, esses highlights fizeram sentido para você? Então venha participar dos nossos próximos eventos da comunidade 🙂

Aqui na Brand Gym entendemos que branding não é apenas um projeto pontual, um fim, mas, sim, uma jornada. Tanto a nossa comunidade de branding para startups, quanto os nossos eventos quinzenais visam fortalecer essa mesma crença. Quer acompanhar os próximos Mini MeetUps e discussões? Solicite a entrada na nossa comunidade.

Ps: Caso você queira saber mais detalhes do case da Além, a Luiza escreveu um artigo bem legal! Recomendamos a leitura!