Como analisar entrevistas com consumidor

Como realizar uma entrevista (parte 3 de 3)

Aqui, na Brand Gym, dividimos o momento da entrevista em 3 etapas. Depois de preparar e conduzir uma entrevista da melhor maneira possível, chegamos à última etapa: analisar e registrar os melhores insights. Saber identificar o que é um bom insight de uma opinião isolada é fundamental para uma boa análise. Por isso, vamos mostrar algumas dicas sobre esse processo.

COMO ANALISAR UMA ENTREVISTA

Transcreva as conversas

Existem várias formas de transcrever. Você pode escrever as respostas da entrevista no formato de texto corrido. Você pode ter um .docs com as perguntas e, durante a entrevista, preencher com as respostas, destacando o que achou mais relevante. Existem outras formas de transcrever, como em Excel, por exemplo. O mais importante aqui é escolher a forma que funciona melhor para você.

Escreva insights durante ou logo após a entrevista

Quando você sai do papo, está tudo “fresco” e sua memória. Se você deixar para fazer isso depois de uma semana, a visão será outra. Dessa forma, anotar rapidamente todas as conclusões e aprendizados torna sua análise muito mais assertiva. É possível também fazer isso durante o papo, mas isso pede um pouco mais de prática para não se perder na entrevista.

Antes de olhar as notas, tente lembrar quais foram os principais aprendizados de cabeça

O que ficou na sua cabeça ao final de cada entrevista ou no conjunto das várias entrevistas? Suas principais lembranças costumam ser os assuntos mais relevantes, o grande insight! Antes de revisitar todo o material, sente-se com sua dupla(falamos sobre esse ponto no artigo sobre condução de entrevistas) e tente lembrar quais foram as principais questões.

O que mais se repete tem mais valor

Não se prenda à opinião de uma pessoa mais efusiva ou com quem se identificou mais. Aquela pode ser uma opinião isolada. Procure entender quais questões se repetiram com maior frequência. Normalmente é ali que moram os principais insights. 

Revisite suas notas e complete os aprendizados

Se, por um lado, muitas coisas que ficaram na sua cabeça podem ser as mais relevantes, por outro, também podemos fazer algumas conclusões que, na realidade, não foram expressamente ditas. Revisite e cheque as informações que você anotou para tirar suas próprias conclusões com base nas informações coletadas, é claro, e não em suposições.

Volte na transcrição e separe as falas mais relevantes

Tão importante quanto os insights são os quotes, as palavras exatas do seu entrevistado ou entrevistada. Depois de fazer suas conclusões, escolha aquelas falas que mais representem as ideias que quer transmitir.

***

Neste artigo, falamos sobre a última etapa de uma entrevista, o “PÓS”, que se refere a compilação e a análise da entrevista. Caso você queira dar uma olhada na etapa “PRÉ” e “DURANTE”, é só acessar o artigo Como realizar uma entrevista e Como conduzir uma entrevista.

Ficou com dúvidas? Manda lá na nossa Comunidade de Branding para Startups! E pode ter certeza: os membros ou alguém da nossa equipe irá te responder.

Esse foi um conteúdo criado a partir do nosso Mini Treinamento, um dos tipos de eventos quinzenais que fazemos. Para ficar de olho nos próximos encontros, acompanhe a gente na Comunidade, no LinkedIn ou no Instagram.