Para entender esta pergunta é importante entender que todo Design é, essencialmente, utilitário.
O Design Gráfico, enquanto disciplina, nasceu a partir da necessidade de comunicação e diferenciação entre marcas durante a Revolução Industrial, junto com a possibilidade da produção em massa.
Portanto, quando falamos de Design estamos sempre falando de uma atuação que visa resolver questões utilitárias à uma empresa, projeto, causa, produto etc.
É correto afirmar que não existe Design sem função. É comum, porém, encontrar quem diga que o Design pode estar aproximado da Arte e não necessariamente precisa ser utilitário. Podemos fazer um exercício imaginativo para desmistificar essa ideia:
Imagine que o trabalho de uma Designer é o de criar uma capa de livro. Ela então decide que a capa não terá nenhuma palavra escrita, nenhum número, nenhum elemento de Design Gráfico, será como uma obra de arte na capa, cheia de adornos, desenhos abstratos, pingos de tinta, acabamentos com textura.
A escolha da Designer foi aplicar ao Design uma função decorativa, que atrairá um público específico que gosta de Arte.
Quando falamos em Design Estratégico, estamos falando de um Design baseado em informações estruturadas sobre um negócio. A Estratégia é quem identifica e delimita quais são os problemas que uma empresa enfrenta para ter sucesso, problemas que deverão ser contemplados e solucionados pelo design na criação de um material gráfico, seja um logo, um território visual, um vídeo ou um aplicativo…
Resumindo: o que faz com que um design seja estratégico é que existe uma base forte de informações que, necessariamente, guia a criação e aplicação de elementos visuais em um projeto.
Por que um Design Estratégico ajuda marcas a terem resultado?
Medir o impacto do Branding em uma empresa ainda é um desafio quando falamos sobre resultados(mas em breve esse não será mais um problema com o Purple Metrics).
Existem variáveis distintas que podem ser avaliadas, mas o que sabemos é que um Design feito com base em informações estratégicas ajudará uma marca a se comunicar mais facilmente com seus consumidores e potenciais Brand Lovers.
Em um artigo para a Forbes, Kristopher Jones (CEO e founder da LSEO), lista 5 pontos de importância do Branding para uma empresa:
1 – Mais pessoas irão reconhecer sua marca
2 – Ajuda a construir confiança
3 – Ajuda nas ações de marketing e publicidade
4 – É bom para seus colaboradores
5 – Cria clientes leais – Brand Lovers
Além disso, um design feito de forma estratégica também se preocupa com a vida real da empresa, construindo um sistema visual capaz de ser desdobrado em todos os seus pontos de contato. Afinal, temos visto um movimento cada vez maior das empresas terem profissionais de design dentro de sua equipe.
Por que o design da Brand Gym é estratégico?
A gente entende que o branding deve passar por um conhecimento profundo do negócio. Por isso temos processos que envolvem ao máximo o cliente, o público e a equipe responsável pelo projeto.
Base em Dados
Definimos nossa estratégia com base em dados, pesquisas, workshops e criamos tudo com uma troca intensa entre estrategistas, clientes, redatores e designers para chegar a conclusões assertivas, junto com quem tem contexto do negócio e contato com os usuários.
Processo participativo
Temos um processo que coloca o cliente próximo dos designers antes e durante a criação.
Isso gera um resultado de design que olha para todos os pontos, tanto internos quanto externos do negócio. Criamos para a vida real da empresa, entendendo quem utilizará o sistema visual que criamos.
Teste e aprendizado
Como temos etapas de criação acompanhadas pelo cliente, existe a possibilidade de testar elementos do design dentro do seu produto, o que nos dá certeza do que funciona e o que precisa ser ajustado.
No tempo das startups
Utilizamos metodologias que possibilitam trabalhar de maneira ágil, chegando aos resultados no tempo que cabe no ritmo das empresas de tecnologia.
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Se você se interessa pelo assunto, aproveite e se inscreva em nosso evento Mini MeetUp: Como ter um design mais alinhado à estratégia de negócio? que vai acontecer no dia 18/11 às 18h30. Nele, estarei junto com Alex Vedan, designer-partner da startup Tractian, para falar sobre o tema tanto sobre a perspectiva de quem cria os projetos de branding, quanto da perspectiva de quem tá do outro lado no dia a dia da marca.