Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual é o impacto de uma marca que gera resultado?

Branding. Estratégia de marca. Planejamento. Posicionamento. Diferentes territórios: visual, verbal, de comunicação… E por aí vai. A lista é grande mesmo, a gente sabe – e a gente sabe de verdade! Tudo isso pode parecer bastante distante e até um pouco intangível nas salas de reuniões ou nas calls de todos os dias para os líderes de onde você trabalha. Mas o papo hoje vai ao encontro do que eles mais gostam de ler, ver e ouvir: resultados positivos para o negócio.

A mágica para uma marca que influencia o resultado do negócio é o alinhamento entre os dois. Um depende do outro diretamente. E um pode alavancar o outro. Quer ver?

O negócio define as estratégias de produto ou serviço, atendimento, pricing, times, processos, distribuição e assim por diante, mas todos os pontos de contato são geradores de lembrança de marca e têm o poder de construir (ou destruir) tudo o que ela criou. Uma boa marca é feita de um bom produto. Então, de que adianta investir em marca se não tem produto? Ou, de outro ponto de vista: de que adianta investir em produto sem uma marca?

A marca é o front-end da empresa. É com ela que seus clientes vão interagir. É sobre ela que vão falar com os amigos. É o nome dela que vão dizer quando quiserem te comprar, te acessar, te defender, te indicar, interagir, compartilhar, reclamar. 

Eu quero um tênis Nike

Você já foi no Starbucks?

Tá vendo o que na Netflix?

Li na Exame que o dólar está alto.

É por isso que nós, aqui na Brand Gym, utilizamos o cérebro de branding na construção de negócios e de marcas, assim mesmo: juntos, um do lado do outro, literalmente. 

De um lado: o negócio, a parte racional, guiada por um posicionamento tangível, por diretrizes táticas e diferenciais declarados, que vão destacar seu negócio de tantos outros num mar de concorrentes de todos os tipos; do outro: a marca, uma parte emocional, que se conecta sentimentalmente com as pessoas, porque se relaciona por afinidade, cria percepções e se deixa guiar por pilares que constroem sua personalidade. 

E onde fica o resultado tangível disso?

Você vê. E pode ver de várias formas. 

Vamos listar alguns? Temos 10, só pra começar:

  1. no aumento da taxa de performance das ações de comunicação;
  1. no aumento das vendas, para seus produtos, ou nas contratações, para seus serviços; 
  1. em oportunidades de expansão dos negócios por meio da elasticidade de marca – marca bem aceita, novos produtos e serviços bem aceitos;
  1. no número de embaixadores (ou brand lovers) – pessoas aleatórias defendendo você nas redes sociais, por exemplo; 
  1. na mídia espontânea gerada por meio de seus embaixadores e, como consequência, menos investimento em mídia;
  1. na participação gratuita e orgânica das pessoas na construção da sua marca, com feedbacks e dicas do que você deveria fazer ou oferecer enquanto negócio; 
  1. no aumento da busca por cobranding e parcerias com outras marcas que se identificam com o seu jeito de ser – sua personalidade, sua marca;
  1. na busca de profissionais querendo trabalhar para você, e com você; 
  1. na diminuição do seu turnover e no CAC – Custo de Aquisição de Clientes;
  1. no aumento do amor pela sua empresa (ou diríamos marca?) e pelo impacto que você causa no meio onde atua.

Viu só como um não anda sem o outro?

Marca forte gera negócios mais fortes.

Mas tudo isso tem um preço, tem um investimento de tempo e dedicação. Se você entende, valoriza e dissemina tudo isso dentro de casa, pra cima, pra baixo e para todos os lados; se você promove esse tipo de reflexão dentro da companhia, transformando os colaboradores em embaixadores da sua marca – e não só o time de marketing, como geralmente é – garantimos que todo investimento valerá a pena. 

Marca se constrói primeiro do lado de dentro. E essa força fica visível depois do lado de fora. Não estão todos do seu time trabalhando em prol do negócio? A lógica é a mesma: todos devem trabalhar, então, para a sua marca. 

Seja seu negócio uma pequena startup, uma média empresa ou um conglomerado de dezenas de milhares de pessoas, o caminho é o mesmo: o sucesso do negócio depende do sucesso da marca. E vice-versa.

Curtiu o tema? Quer investir em construção de marca? Venha bater um papo com a gente. Investir em uma marca forte é investir em um negócio mais estratégico e com mais conexão com os seus consumidores. 

PAPO COM COMERCIAL
SÓ CHAMAR QUE A GENTE VAI

Qual é o seu desafio? Conta pra gente! Nosso time comercial está esperando seu email, respondemos no mesmo dia (útil).

BRAND NEWS

Uma carta de amor ao branding quinzenalmente na sua caixa de email. Curadoria do melhor conteúdo feito pelo time Brand Gym e por outros produtos de conteúdo incríveis. VEM!

Ok
bgebge

Quer crescer com a gente?

Conte para o nosso time seu desafio e vamos voar juntos. Aqui, trabalhamos com superpoderes de crescimento. Então entre contato que nosso o comercial já está te esperando, respondemos no mesmo dia útil.