Impulso: o resgate da marca institucional

A Impulso é uma empresa de montagem, alocação e acompanhamento de times de tecnologia, ou seja, ela monta equipes de profissionais, como devs, e alocam em empresas que estejam trabalhando projetos de tecnologia como parte de seu próprio time.

Criada por fundadores com bastante experiência e conhecimento de mercado, que estão há muitos anos gerindo e desenvolvendo profissionais de tecnologia. Vanguardista, tem sua cultura e modelo de negócio baseados em Organizações Exponenciais, que são empresas ágeis e de rápido crescimento. Também, muito antes de se tornar comum devido a pandemia de Covid-19, foram pioneiros em adotar o modelo de trabalho remoto permitindo sua operação internacional.


Imagem site Impulso Work

O mais legal é que já estávamos trabalhando com uma empresa que já vivia o futuro do trabalho!

O principal desafio foi definir um posicionamento que trouxesse unidade para a marca Impulso como um todo, unindo suas duas frentes de atuação: Network e Work.

A Network reunia os profissionais em uma comunidade interativa, com cursos, oportunidades de trabalho e benefícios exclusivos e a Work cuidava do relacionamento com as empresas, bem como da gestão do projeto frente aos profissionais.

No passado, cada marca se desenvolveu de uma forma independente acabando por não se comunicarem entre si. Na prática, os públicos de ambas as áreas não tinham conhecimento uma da outra, o que acaba por enfraquecer o relacionamento e sinergia de times, pessoas e negócios.

Entendendo isso, o principal desafio foi definir um posicionamento que trouxesse unidade para a marca Impulso como um todo, unindo Network e Work. Também definir diretrizes que gerassem maior engajamento, fit cultural e conexão com as personas. Além de construir uma personalidade sexy e confiável ocupando um lugar de referência na mente das pessoas.

Posicionamos a Impulso para construir relacionamentos de longo prazo, aproveitando o seu principal diferencial, a Gestão Contínua, que conta com gestor de projetos, especialista em cultura e diálogos transparentes para alcançarem melhores resultados, inclusive na jornada de carreira.


O Desafio

Com o desafio em mente, partimos para a fase de investigação, analisando tudo referente ao universo da Impulso. Em seguida começamos as entrevistas com os clientes, dividindo entre profissionais da Network e empresas da Work.

Das entrevistas, entendemos que o cuidado genuíno em forma da “Gestão Contínua” desses profissionais era o principal diferencial competitivo da Impulso.

Da análise dos concorrentes e mercado, entendemos que assim como a Impulso, a maioria das empresas dividem a comunicação entre profissionais e empresas, que a maioria trabalha em um modelo end-to-end, oferecendo o projeto final e os profissionais, e que cada uma descreve sua atuação de forma diferente.

Então, partimos desses entendimentos para desenvolver o posicionamento institucional da marca.


A Estratégia

Diferentemente das empresas end-to-end, que montam uma equipe e por fim entregam um produto final, a Impulso oferece a gestão desses profissionais para se adequarem rapidamente à cultura das empresas contratantes e estejam todos alinhados em relação ao objetivo do projeto.

Entendendo isso, posicionamos a Impulso para construir relacionamentos de longo prazo, aproveitando o seu principal diferencial, a Gestão Contínua, que conta com gestor de projetos, especialista em cultura e diálogos transparentes para alcançarem melhores resultados, inclusive na jornada de carreira.

Em seguida, trouxemos os diferenciais de marca com mensagens específicas para cada público, ou seja, como os dois públicos entendiam o mesmo diferencial.

Mantivemos o posicionamento na arena de Alocação de Times Tech, no entanto propusemos um entendimento expandido do serviço, para que fosse melhor percebido institucionalmente também para que oferecesse uma melhor jornada de experiência.

Por fim, alinhamos as personas para o modelo de trabalho da Impulso: profissionais que desejam trabalhar remoto em empresas com times de tecnologia.


O Território Visual

“No princípio não havia nada. E de um impulso, fez-se a luz, o movimento, a potência. E tudo se uniu. Em 2022 chegou a hora de conquistar o universo.”

A passagem acima deu início ao novo conceito visual de impulso.

Em 2010 a Impulso estava aqui, no planeta Terra. Uma empresa que estava transformando a realidade do trabalho e construiu as próprias iniciativas, criou os próprios planetas: Work e Network. O território visual contemplava o universo do espaço sideral, tinha como mascote um astronauta e o foguete — que realizou viagens inesquecíveis — era um elemento bem presente.

Mas chega um momento em que as coisas se transformam, precisam se atualizar. Estava na hora de partir para uma viagem ainda mais distante: o universo com suas galáxias, nebulosas e planetas.

Como parte do nosso processo de criação, apresentamos dois territórios visuais distintos que representavam o mesmo conceito.

A escolha foi seguir com o universo 2, que tinha o céu como inspiração para as cores. Tons do dia, do entardecer e da noite, além de um gradiente que mescla todos os céus formam uma paleta de cores potente, tecnológica e elegante.

A força gravitacional une os elementos do universo, e começamos a entender a órbita como um elemento gráfico. O formato elíptico — tanto em movimento no gradiente, quanto em linhas — enriquece nosso território visual e enfatiza o sentimento de comunidade.

Por fim, criamos um logo explorando as ideias de “impulsionar” e “propagar”. Ele foi desenhado com uma base tipográfica geométrica e é possível observar a representação da “força” presente no símbolo por meio da distorção causada nas letras “i” e “m”. Em aspectos gerais, temos um logotipo moderno, digital e dinâmico.

Exemplos de aplicações: