Branding. Estratégia de marca. Planejamento. Posicionamento. Diferentes territórios: visual, verbal, de comunicação… E por aí vai. A lista é grande mesmo, a gente sabe – e a gente sabe de verdade! Tudo isso pode parecer bastante distante e até um pouco intangível nas salas de reuniões ou nas calls de todos os dias para os líderes de onde você trabalha. Mas o papo hoje vai ao encontro do que eles mais gostam de ler, ver e ouvir: resultados positivos para o negócio.
A mágica para uma marca que influencia o resultado do negócio é o alinhamento entre os dois. Um depende do outro diretamente. E um pode alavancar o outro. Quer ver?
O negócio define as estratégias de produto ou serviço, atendimento, pricing, times, processos, distribuição e assim por diante, mas todos os pontos de contato são geradores de lembrança de marca e têm o poder de construir (ou destruir) tudo o que ela criou. Uma boa marca é feita de um bom produto. Então, de que adianta investir em marca se não tem produto? Ou, de outro ponto de vista: de que adianta investir em produto sem uma marca?
A marca é o front-end da empresa. É com ela que seus clientes vão interagir. É sobre ela que vão falar com os amigos. É o nome dela que vão dizer quando quiserem te comprar, te acessar, te defender, te indicar, interagir, compartilhar, reclamar.
Eu quero um tênis Nike.
Você já foi no Starbucks?
Tá vendo o que na Netflix?
Li na Exame que o dólar está alto.
É por isso que nós, aqui na Brand Gym, utilizamos o cérebro de branding na construção de negócios e de marcas, assim mesmo: juntos, um do lado do outro, literalmente.
De um lado: o negócio, a parte racional, guiada por um posicionamento tangível, por diretrizes táticas e diferenciais declarados, que vão destacar seu negócio de tantos outros num mar de concorrentes de todos os tipos; do outro: a marca, uma parte emocional, que se conecta sentimentalmente com as pessoas, porque se relaciona por afinidade, cria percepções e se deixa guiar por pilares que constroem sua personalidade.
E onde fica o resultado tangível disso?
Você vê. E pode ver de várias formas.
Vamos listar alguns? Temos 10, só pra começar:
- no aumento da taxa de performance das ações de comunicação;
- no aumento das vendas, para seus produtos, ou nas contratações, para seus serviços;
- em oportunidades de expansão dos negócios por meio da elasticidade de marca – marca bem aceita, novos produtos e serviços bem aceitos;
- no número de embaixadores (ou brand lovers) – pessoas aleatórias defendendo você nas redes sociais, por exemplo;
- na mídia espontânea gerada por meio de seus embaixadores e, como consequência, menos investimento em mídia;
- na participação gratuita e orgânica das pessoas na construção da sua marca, com feedbacks e dicas do que você deveria fazer ou oferecer enquanto negócio;
- no aumento da busca por cobranding e parcerias com outras marcas que se identificam com o seu jeito de ser – sua personalidade, sua marca;
- na busca de profissionais querendo trabalhar para você, e com você;
- na diminuição do seu turnover e no CAC – Custo de Aquisição de Clientes;
- no aumento do amor pela sua empresa (ou diríamos marca?) e pelo impacto que você causa no meio onde atua.
Viu só como um não anda sem o outro?
Marca forte gera negócios mais fortes.
Mas tudo isso tem um preço, tem um investimento de tempo e dedicação. Se você entende, valoriza e dissemina tudo isso dentro de casa, pra cima, pra baixo e para todos os lados; se você promove esse tipo de reflexão dentro da companhia, transformando os colaboradores em embaixadores da sua marca – e não só o time de marketing, como geralmente é – garantimos que todo investimento valerá a pena.
Marca se constrói primeiro do lado de dentro. E essa força fica visível depois do lado de fora. Não estão todos do seu time trabalhando em prol do negócio? A lógica é a mesma: todos devem trabalhar, então, para a sua marca.
Seja seu negócio uma pequena startup, uma média empresa ou um conglomerado de dezenas de milhares de pessoas, o caminho é o mesmo: o sucesso do negócio depende do sucesso da marca. E vice-versa.
Curtiu o tema? Quer investir em construção de marca? Venha bater um papo com a gente. Investir em uma marca forte é investir em um negócio mais estratégico e com mais conexão com os seus consumidores.