Rumbazo: um festival internacional que mergulha na cultura latina.

Recentemente, construímos a marca de Rumbazo, um festival de música latina que vai acontecer em Las Vegas, Estados Unidos

Esse foi um projeto super especial e estratégico, onde mergulhamos na cultura latina para criar e desdobrar uma marca enraizada no orgulho e herança latina. E claro, ficamos embalados ao som de muito reggaeton 💃🕺🎵

Agora, vamos contar pra você um pouco mais sobre o processo de criação dessa marca que foi construída numa grande parceria entre o time Brand Gym e o time Rumbazo.

1- O desafio: como criar uma marca que traduz a cultura latina?

Todo projeto de branding precisa ser estratégico. Por isso, o primeiro passo do projeto foi pensar a estratégia e o posicionamento de marca que Rumbazo teria. Após esse estudo, foi hora de desenvolver o território visual da marca.

Então, surgiu o grande desafio: compilar o que é a cultura latina em uma única identidade visual. Afinal, a cultura latina é constituída de várias culturas com uma infinidade de cores, sabores, tipografias, danças, etc. Uma imensidão de conteúdos e elementos diferentes. 

Então, como juntar esses elementos de forma coerente, bonita e interessante? Foi preciso um estudo profundo sobre todos esses elementos da cultura latina.

Inspiração é tudo. Se liga no nosso moodboard:

Moodboard de Rumbazo (parte 1)
Moodboard de Rumbazo (parte 2)

2- Conceito: Todas as festas em uma só.

Após muito estudo, compilamos vários elementos de diferentes culturas latinas e criamos um universo tão vibrante e alegre quanto um festival de rua na América Latina.

Nos inspiramos nas cores vivas, no calor do sol, na música, nas paisagens e nos elementos orgânicos presentes em todos os festivais da América Latina, como serpentinas, chamas, plumas, ornamentos, bandeiras etc.

Criação Rumbazo
Criação Rumbazo

3- Cores: Os elementos da festa.

As cores são muito importantes para a identidade visual do Rumbazo, agregando vibração e dinâmica. Por isso, usamos uma paleta de cores composta por tons quentes e frios que permitem muitas combinações e  representam a grande variedade de culturas e festivais da América Latina.

Cores Rumbazo
Cores Rumbazo

4- Una tipografía muy hermosa

Quanto a tipografia, nos inspiramos nos types latinos feitos à mão. Nossa fonte principal é caligráfica e traz uma personalidade festiva à nossa comunicação, podendo ser usada para fazer letterings com contornos coloridos.

Tipografia Rumbazo

5- Serpentina: a fluidez que leva alegria.

A serpentina é a inspiração para os principais grafismos do nosso território visual, criando um efeito lindo, colorindo o ambiente e flutuando entre as pessoas. Pode ser usada, por exemplo, para decorar um post de mídia social, como estampa em uma camiseta ou em detalhes de um ingresso.

A serpentina é a festa em forma de grafismo.

Grafismos Rumbazo
Grafismos Rumbazo

6- Ilustrações: os detalhes que fazem a diferença.

As ilustrações em nossa identidade visual são utilizadas para representar elementos das mais diversas culturas presentes na América Latina. Criamos um universo vasto de ilustrações, com um pouco de tudo da América, como fauna, flora, objetos, lugares, etc. 

Optamos por um estilo de ilustração desenhado à mão que facilita a reprodução e a criação de novas ilustrações, caso necessário.

Ilustrações Rumbazo

7- Um logo que te convida a dançar.

Um logo é a síntese de tudo o que uma marca representa. Por isso, é sempre um grande desafio. Como Rumbazo é um festival de música latina, criamos um logotipo que tem movimento mesmo quando a marca está estática.

Logo estática de Rumbazo

Construímos um logotipo dançante, criando uma fonte variável, dessa forma, as letras sobem e descem, como os altos e baixos de uma onda sonora.

Variação do logo de Rumbazo


Pra ficar ainda mais completo, nos inspiramos no gingado do reggaeton. 

E com muito ritmo e motion, fizemos uma versão cheia de energia, dinâmica e flexibilidade.

Assim, a nossa marca dança e te convida a dançar junto com ela.

Logotipo dançante de Rumbazo

8- Uma marca que ultrapassa o digital.

Após a finalização do projeto de branding, Rumbazo nos contratou para fazer todo o desdobramento do lançamento e comunicação da marca. Essa foi uma experiência muito interessante para o nosso time pois pudemos nos colocar ainda mais no lugar do cliente.

Por ser um festival, foi necessário pensar em diversos mockups que vão do digital aos pontos de venda. A criação dos mockups foi uma mistura de recomendações do squad Brand Gym e insights do time Rumbazo que já possui expertise em gerir festivais. 

Dessa forma, nós produzimos de tudo um pouco, por exemplo: pulseiras, camisas, posters, estandes, posts, etc.

Mockup de estande Rumbazo
Mockup de copo Rumbazo
Mockup de camiseta Rumbazo

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Esse projeto foi desenvolvido pelo time Brand Gym em parceria com a equipe de Rumbazo.

Time Brand Gym
Estratégia: Guta Tolmasquim
Brandops: Carol Saltoun
Designers: Robson Fernandez e Bruna Guarizo
Tipógrafo: Dan Schunck
Animação: Douglas Farias

Time Rumbazo: Ali Meyer e Khaleed Juma