TechBalance é uma startup que oferece soluções de gestão de pacientes com foco no monitoramento e prevenção da saúde física e motora. Mas esse nem sempre foi o seu posicionamento de marca.
A healthtech nasceu como uma tecnologia de prevenção de quedas em idosos. E assim como muitas startups, logo ganhou escala e agregou novas soluções. Apesar da evolução, o mercado ainda não entendia o negócio como uma solução de saúde integral, por isso foi preciso um rebranding.
A Brand Gym trouxe a resposta para esse desafio: um trabalho de reposicionamento de mercado, construindo um novo discurso e território visual para a marca.
Qual é a história da TechBalance?
A história da startup se confunde com a história da Fabiana Almeida, sua fundadora. Por cerca de 10 anos atuando como fisioterapeuta, Fabiana cuidou de idosos e entendeu que problemas de saúde motora atingiam todas as classes e eram muito mais comuns do que pareciam ser.
Pensando nisso, ela desenvolveu a TechSafe, uma tecnologia de avaliação presencial que calcula o risco de quedas (a terceira maior causa de morte entre idosos brasileiros).
E o impacto dessa tecnologia foi super positivo para o público da terceira idade. A ferramenta chegou a diminuir entre 25-35% o gasto de operadoras de saúde com quedas de seus pacientes.
No entanto, Fabiana queria mostrar que o assunto “prevenção da saúde motora” e até mesmo “longevidade” não deveriam ser tratados apenas na velhice.
Então a TechSafe precisava ser encarada como uma solução para todas as idades.
Além disso, o negócio evoluiu e agora também oferecia a TechSports, uma tecnologia focada no monitoramento de performance e riscos de lesão.
Um bom exemplo de reposicionamento de mercado
O desafio era se reposicionar como uma marca que ia além do cuidado do idoso, com soluções completas que atraíssem mais operadoras de saúde (seu maior público), mas que também poderia agregar valor para outras empresas como clínicas, laboratórios de diagnóstico, academias de alto padrão a times esportivos com outros produtos e serviços.
A marca ainda era percebida como uma solução de nicho, o que dificultava a atração de mais clientes, apesar de já ter em seu portfólio soluções que iam além da prevenção de queda de idosos.
A estratégia foi reposicionar a healthtech em uma arena competitiva de gestoras de pacientes, deixando de ser somente uma ferramenta de “avaliação”.
Assim, o negócio pôde enfatizar a plataforma que oferecia outros serviços como gestão de dados populacionais e ferramentas de triagem com inteligência de dados para tomada de decisão. Uma boa porta de entrada para atrair mais clientes, saindo do nicho para um mercado mais aquecido e popularizado.
E já para se diferenciar das marcas que atuavam com gestão de pacientes, o toque final foi se posicionar como especialistas em saúde motora e performance.
Desta maneira, se reposicionou como a “gestora de pacientes que previne, avalia e monitora a saúde física e motora para uma vida longa e ativa”. Uma healthtech que melhora vidas de pacientes por meio da mudança de hábitos e de uma tecnologia preventiva própria que reduz custos e aumenta a receita de empresas de saúde e esportes.
Inspiração para o design e o conteúdo de uma healthtech
A designer e a redatora do projeto se inspiraram na intersecção que o negócio proporciona entre a saúde, o cuidado e a tecnologia.
A tagline TechBalance – equilibrando a saúde com tecnologia abraçou todos esses aspectos. Nessa frase a tecnologia é colocada como um meio para equilibrar a saúde. E, assim como o negócio, a palavra “equilíbrio” traz uma ideia mais ampla, tanto com o sentido de “prevenção” como o de “estabilidade”.
No design, foi feito um paralelo entre os sistemas e conexões que temos em nosso próprio corpo (ex.: veias sanguíneas, neurônios, etc.) e o universo tecnológico (ex.: placas, circuitos, redes, etc.).
Daí surgiu a ideia de explorar linhas e pontos, inspirado pelo conceito matemático da triangulação de Delaunay que cria triangulações com base em pontos de uma circunferência em que os pontos nunca estão em seu centro, criando um grafismo com oportunidades de ilustração infinitas.
O estilo fotográfico se baseia em representar seu público e trazer a noção de bem-estar. Para isso, trazemos de jovens a idosos, todos sempre ativos, seja praticando alguma atividade mais dinâmica, seja praticando algum exercício físico.
Um logo diferente
O logo foi inspirado nas articulações do corpo humano, como por exemplo os encontros dos ossos e cartilagens dos joelhos, pés, mãos e ombros. Escaneando o corpo é possível entendê-lo e cuidá-lo. E cuidar principalmente da saúde motora, prevenindo lesões e quedas, garantindo uma vida mais ativa e saudável.
Branding é uma ferramenta de negócio
Um trabalho de branding bem estruturado ajuda empresas a se apresentarem melhor tanto para clientes como também para investidores.
“Entendo a nova marca como uma boa ferramenta. É um processo em construção para fechar negócios com mais rapidez e profissionalismo”, avaliou Fabiana Almeida, fundadora da TechBalance.
Se você também tem necessidade de reposicionar seu negócio, ou até mesmo busca um rebranding para que sua marca reflita seu novo momento, entre em contato com a gente.
Nós, do time Brand Gym, nos envolvemos profundamente com o seu negócio, entendemos seus desafios e sua cultura para trazer soluções de branding que fazem sentido para a sua realidade.