Unbox é uma plataforma que tem tudo pronto para empreendedores venderem online do jeito que quiserem. Com o boom do e-commerce no Brasil em 2020, a empresa viu a necessidade de se destacar da concorrência com um bom posicionamento de mercado.
Nesse texto vamos falar tudo sobre os principais desafios e insights desse projeto que perpassa por posicionamento, storytelling e design.
1- O desafio do negócio
O modelo tradicional de plataforma de lojas virtuais não funciona para as pequenas e médias empresas brasileiras. A Unbox percebeu que, para o empreendedor, ter apenas uma loja virtual não basta. Com a digitalização acelerada na pandemia, o consumidor passou a comprar diretamente pelas redes sociais.
- 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar, segundo a All iN/Social Miner.
- Segundo a Accenture, 83% dos consumidores brasileiros utilizam o WhatsApp para consumir.
Pensando nisso, a Unbox evoluiu seu produto lançando novas ferramentas de vendas e nos procurou para criar um reposicionamento que acompanhasse essa nova tendência global. Visto que a adição dessas novas features ao produto poderiam gerar ruídos na percepção do que o negócio de fato entregava.
Esse reposicionamento teve como objetivo criar um discurso de marca relevante e entender qual o perfil de empreendedor teria maior fit com a proposta de valor da empresa.
“Tínhamos como objetivo criar uma nova marca que traduzisse a nova Unbox, que traduzisse que nós somos muito mais que uma loja virtual. Nós somos uma solução completa de vendas, uma plataforma completa para empreendedores venderem online do seu jeito“.
Bruno Pereira, Founder e CEO da Unbox
2- Desafios do consumidor
O empreendedor brasileiro, principalmente aquele que está começando, não tem tempo a perder. Ele não tem o luxo de perder horas aprendendo como utilizar uma ferramenta, de estudar as teorias por trás do marketing digital antes de fazer o primeiro post. Ele aprende enquanto faz.
Além disso, para muitos empreendedores, empreender é mais que um sonho, é uma necessidade. Dessa forma, a atividade empreendedora pode gerar uma carga de responsabilidade e estresse muito grande. E ao mesmo tempo que o empreendedor tem pressa, ele fica paralisado sem saber qual o próximo passo, já que não pode errar e arruinar sua renda.
Por isso, ficam ansiosos, resistentes e inseguros. E passam a se questionar se o que postam está correto, se seus preços são aceitáveis e se as ferramentas disponíveis são feitas para ele ou para empreendedores maiores, com anos de experiência no universo digital.
3- Insight: a parceria certa para tirar boas ideias da caixa e fazê-las acontecer.
Ao conversar com vários empreendedores e realizar uma análise profunda sobre os concorrentes, percebemos que o mercado trabalha essa incerteza do empreendedorismo no Brasil de forma muito romântica, como uma grande aventura.
A maioria dos discursos direcionam que o empreendedor precisava se jogar no mercado com coragem, sozinho e encontrar o seu próprio caminho, mas a gente entendeu que era exatamente esse discurso que os deixavam desassistidos e confusos.
A partir disso veio o nosso insight estratégico, Unbox se transformou de uma plataforma de lojas virtuais do PME para a parceira que ajuda empreendedores a venderem de toda forma e em todo lugar.
Unbox é sobre parceria. Sobre embalar o sonho do pequeno empreendedor e levá-lo a cada canto do Brasil. É como aquela amiga prestativa, altruísta que tá sempre junto nos melhores e piores momentos, como disse um cliente entrevistado: Unbox é como uma mãe.
Assim, a marca compreende as dificuldades reais de empreender, sabe que não é fácil mas que juntos, com parceria e empatia, tudo tem jeito. Com a Unbox, o empreendedorismo torna-se possível.
“ Quando falamos em tornar o empreendedorismo possível, entendemos que o empreendedorismo pode transformar a vida das pessoas. E, às vezes, tudo o que a gente precisa é de gente parceira que vai nos dar a mão e nos ajudar a chegar do outro lado”.
Bruno Pereira, Founder e CEO da Unbox
Dessa forma, Unbox existe para transformar o mercado de vendas online em um ambiente mais descomplicado para empreendedores no começo de sua jornada. A marca leva aos seus clientes o verdadeiro equilíbrio entre o sonhar, o estar junto e, quase que magicamente, fazer acontecer.
4- O equilíbrio dos malabares de posicionamento
Aqui na Brand Gym temos uma metodologia que chamamos de “malabares de posicionamento”, um checklist para verificar se uma marca está bem posicionada. Nessa metodologia olhamos 3 variáveis: marca, consumidor e concorrentes.
É preciso ser verdadeiro com a marca
Um bom posicionamento é autêntico, por isso acreditamos que a construção do posicionamento deve seguir a verdade da marca, não adianta tentar apenas surfar uma onda.
Na construção da marca de Unbox, foi percebido durante as entrevistas internas e externas que essa parceria da marca com os clientes era algo validado por ambos os públicos. Assim, notamos que uma das principais fortalezas da marca era o atendimento, os clientes amavam “as meninas da Unbox” e adoravam o coração roxo. Além disso, muitas aprendiam sobre e-commerce com o material didático produzido pela própria Unbox.
Um bom posicionamento é relevante para o consumidor
É fundamental conhecer seus clientes e entender o que eles consideram valioso. Assim, o posicionamento colocará a sua marca no lugar certo: na mente do consumidor.
Durante nossas pesquisas, entendemos que os empreendedores que estavam começando, eram desassistidos e sentiam que a maioria das ferramentas não eram para eles, sentiam que as plataformas eram feitas para empresas gigantescas e pessoas muito experientes. Para esse perfil, empreendedores iniciantes, a Unbox possui um grande fit, ela é uma “mão na roda”, conseguindo tirar seu negócio de caixa em poucos minutos, sem dificuldades.
Dessa forma, compreendendo e definindo a persona que tem o melhor fit com a marca, tornamos o posicionamento e a comunicação de Unbox muito mais assertivo.
É preciso diferenciar-se dos concorrentes
Não adianta fazer um posicionamento para se colocar como “mais do mesmo”. Por isso, é importante construir uma estratégia que coloque a sua marca num lugar único e gerar essa percepção na mente do consumidor.
Para Unbox, rompemos com a lógica do mercado de romantizar o empreendedorismo. Sabemos que a rotina do empreendedor não é fácil e nossa missão é descomplicar a vida desses empreendedores. Unbox é a parceria certa para tirar boas ideias da caixa e fazê-las acontecer. Além disso, a marca tem como propósito, derrubar barreiras para que empreendedores possam tirar seus sonhos da caixa.
5- Um território visual que aproxima
Como dito anteriormente, Unbox é uma marca parceira que tem proximidade com os clientes e os potencializa. Pensando nisso,criamos uma marca jovem, simpática e moderna. Todas as características necessárias para selar uma parceria de sucesso e fora da caixinha.
Confere algumas das nossas decisões estratégicas para a construção do território visual:
Logo
A ideia central por trás do nosso logo reflete a parceria fora da caixa que a Unbox tem com os seus clientes. Por isso a letra X representa uma caixa aberta. Além disso, o logo possui um aspecto geométrico arredondado, que se traduz numa linguagem mais moderna, digital e humanizada.
Como símbolo, utilizamos o “x” da palavra Unbox, reforçando o conceito do nosso nome.
Cores
Quanto às cores, utilizamos uma paleta cromática que dá um quentinho no olhar.
Nossa cor principal é o Roxo Unbox, sendo a cor mais predominante no universo da marca, pois representa a nossa personalidade: parceira, tecnológica e desenrolada. O Laranja Unbox traz o otimismo e a agilidade. Enquanto o Branco é a cor que equilibra esses dois tons, por ser clean e minimalista.
Grafismos
Criamos grafismos que ilustram os conceitos da nossa marca. Eles dão vida à nossa comunicação e a tornam mais dinâmica e interessante.
Nossos grafismos remetem ao e-commerce e tudo que a Unbox oferece. Trouxemos também pequenos elementos que representam a “magia” do fazer acontecer.
Ilustrações
O estilo de ilustração é simples e envolvente. Ele representa tanto as personas e clientes quanto a personalidade da marca. Aqui, visamos a construção de ilustrações que ofereçam representatividade e diversidade, tanto física quanto de gênero.
Ícones
Para a família de ícones da Unbox, desenvolvemos desenhos simples e facilmente replicáveis para o time criar novas opções, caso necessário.
Time Brand Gym:
Estratégia: Lucas Alves e Luisa Russo
Brandops: Carol Saltoun
Designers: Marcelle Lucena, Dan Schunck, Robson Fernandez
Animação: Douglas Farias
Redação: Maria Paula Abreu e Giovanni Ghilardi
Time Unbox: Bruno Pereira, Gabriela Leal, Lucas Leite, Felipe Fagundes, Maria Tamanaha, Nathalia Estevam e Lucas Alves