Branding é muito mais que um logo bonito

Branding: um guia prático e completo

Quando você pensa na marca Netflix, quais são as primeiras coisas que vêm a sua mente? 

Provavelmente você pensou em atributos como: engraçada, debochada e jovem, ou algo bem próximo dessas palavras.

Impossível também não lembrar do famoso sinal sonoro, o “tu-dum”, que toca no início de qualquer filme ou série do streaming.  

E as cores vermelha e preta? Ajudam a tornar a marca inesquecível, não é mesmo?

Essas características fazem parte do conjunto de estratégias que formam o branding da marca.

Mas, o que é branding?

Branding é a gestão de tudo aquilo que compõe o universo de uma marca: as cores, os símbolos, os desenhos, os sons, os aromas, as texturas, as experiências, etc. Ou seja, é a soma de todos esses elementos. Tudo o que constitui uma marca é branding, dos aspectos tangíveis aos intangíveis. 

Então, fazer gestão de marcas – branding! – é gerir a forma que esse conjunto de associações relacionadas a uma empresa chega nas pessoas através dos mais diversos sentidos e pontos de contato. É pensar no espaço que a marca ocupa no imaginário coletivo. 

Uma importante citação entre as 22 consagradas leis do marketing por Al Ries e Jack Trout que descreve que tudo que existe no mundo do marketing são percepções nas mentes dos clientes, concluindo-se que esta percepção é o que faz a diferença.
#PraTodosVerem: Na imagem podemos ler uma citação destacada em fundo escuro com os seguintes dizeres: “Muita gente pensa que o marketing é uma batalha de produtos. No final das contas, supõem-se que o melhor produto vencerá. É uma ilusão. Não há nenhuma realidade objetiva. Não há fatos. Não há melhores produtos. Tudo o que existe no mundo de marketing são percepções nas mentes dos clientes. A percepção é a realidade. Tudo o mais é ilusão.” – Conteúdo extraído de ‘As 22 consagradas leis do marketing’, por Al Ries & Jack Trout.

E então, para o que serve o branding? 

Arte para ilustrar o trecho do texto que aborda Brand Equity. O termo é usado para marcas que são tão reconhecidas que seus usuários ou clientes não se importam em pagar mais por seus produtos ou serviços.
#PraTodosVerem: Trata-se de uma arte que simplifica o conceito de Brand Equity, com um ponto brilhante central que une a ilustração de um cérebro e um saco de dinheiro com um cifrão em seu exterior.

A primeira função do branding é fazer uma marca ser lembrada e reconhecida em diferentes pontos de contato, em diferentes contextos, em diferentes momentos. Ele traz consistência à marca em suas mais diversas formas de expressão e daí vem o reconhecimento. 

E não para por aí. O branding também serve para estabelecer conexão com as pessoas através da identificação com um propósito maior, a busca por um objetivo que seja comum a todos, reforçando o papel social das companhias como agentes de transformação. É por isso que empresas com marcas fortes acabam se tornando referências em suas áreas de atuação, agregando valor ao produto que estão vendendo e à própria empresa em si. Elas se tornam fonte de credibilidade e estabelecem relações de confiança com a sociedade. 

Outro ponto super relevante sobre os impactos de um bom branding está no aumento do brand equity. Brand equity trata-se do valor agregado a um um produto ou serviço devido ao reconhecimento que a marca possui. Esse é um superpoder de uma marca forte,  ela muda a percepção de valor dos clientes e, ao mudar essa percepção, os consumidores não se apegam (ou se importam menos) aos preços.

Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens de ser uma marca amada? Então, clica aqui 😉

Por fim, o branding serve para estabelecer relações com as pessoas e levar as marcas a fazerem parte da vida delas. É através de um bom trabalho de branding que as pessoas engajam com a marca, se tornam amantes de seus produtos e passam a atuar como embaixadores da marca. É o famoso “boca a boca”, quando alguém te conta sobre um produto ou serviço que passou a consumir e tenta te convencer a experimentar também.

Arte que cita que "Assim como as pessoas, marcas também podem ser amadas.", com destaque para uma ilustração de duas mãos formando um coração, com intuito de ilustrar o trecho do texto que afirma que um bom trabalho em branding faz com que pessoas se identifiquem e criem vínculo com a marca.
#PraTodosVerem: A imagem utiliza uma ilustração de duas mãos formando um coração, com a seguinte citação em destaque: “Assim como as pessoas, marcas também podem ser amadas.”.

E o que não é branding? 

Se tudo o que faz parte do universo da marca é branding, afinal, o que não é?

É comum que o branding seja confundido e reduzido aos seus elementos gráficos de forma isolada. Assim, vende-se projetos de branding que entregam apenas um logotipo e um sistema de identidade visual. Mas isso é um equívoco. Não é um projeto de branding. 

Ilustração que destaca que branding não é feito de ações isoladas, reforçando que o projeto não envolve apenas uma produção de logotipo, processo de naming, slogan ou elementos gráficos, e sim uma estratégia completa que aborda diversos aspectos.
#PraTodosVerem: A imagem utiliza uma ilustração de gráficos, com a seguinte citação em destaque: “Branding não é feito de ações isoladas.”.

Branding não é um logotipo. Não são elementos gráficos. Não pode ser resumido a elementos específicos. Uma marca bonita visualmente é apenas bonita visualmente se não tiver outros componentes bem trabalhados. Não se constrói consistência apenas com um visual bonito.

Não é um slogan. Não é uma tagline. Não são frases isoladas que definem uma marca. Assim como a identidade visual, as mensagens e aspectos verbais da marca somam-se a outros elementos para a construção de algo maior. 

Não é um nome. Não é apenas um naming que define uma marca. Pelo contrário, o naming é parte importantíssima, mas por si só não determina o que é a marca, qual é a experiência e o que essa marca representa para as pessoas. 

Branding não é campanha publicitária. Não é marketing de guerrilha. Não são ações virais que ganham repercussão e engajamento no curto prazo e logo são esquecidas e dão espaços a outras ações e campanhas. 

Não é performance puramente. Afinal, investir em performance sem investir em branding traz resultados no curto prazo, mas não constrói memória.

Enfim, o que o branding não é? O branding não é feito de ações isoladas. Branding não são ações específicas sem ter um norte, um objetivo maior. O branding não é desenhado apenas para o curto prazo. 

O branding é estratégico. É a combinação de múltiplos aspectos pensados de forma holística e estratégica para a idealização de um projeto de longo prazo, duradouro, que estabeleça memória afetiva, para que uma marca seja lembrada de forma natural e intuitiva. 

Pontos de atenção

Se branding não é feito de ações isoladas, também não pode estar em uma área isolada dentro de uma empresa. Por isso, é importante considerá-lo como parte determinante e não apenas como um braço do marketing. O branding  atua lado a lado com a estratégia de negócio: deve responder ao business plan e à visão de futuro da empresa, direcionando todas as ações da companhia. Por isso é tão estratégico. 

O Branding não atua apenas da porta para fora, mas também serve internamente a todas as áreas da empresa, por exemplo:

  • No marketing, facilitando a divulgação de produtos; 
  • No comercial porque contribui para o aumento das vendas; 
  • Aos recursos humanos porque favorece a atração de talentos 

Dessa forma, funciona como um princípio organizador de toda a companhia, atuando como um norte de cultura e experiência da empresa. 

Arte com a ilustração de uma bússola, com destaque para a frase: "Branding é como um direcionamento que anda lado a lado com o business plan", fator que determina por meio de estratégias todas as ações de uma marca.
#PraTodosVerem: A ilustração de uma bússola com uma frase em destaque ao lado: “Branding é como um direcionamento que anda lado a lado com o business plan”.

Mas nem sempre o branding é priorizado na empresa. Como devo agir?

Justamente por ser um pilar estruturante é que o branding tem um papel tão estratégico. Mesmo assim, nem sempre esse trabalho é priorizado dentro das empresas. Dessa forma, mostrar para todos o quanto o branding pode resolver grande parte dos problemas do dia a dia é um dos, senão o maior, desafio do profissional de branding. Como falamos no início do texto, muitas pessoas ainda reduzem o branding à estética – um logo, elementos gráficos – e a frases “criativas”.

Diante dessas percepções equivocadas, o profissional de branding deve manter uma postura empática, trazendo as diversas áreas para perto, ouvindo as dores e fraquezas de cada um  e conectando a soluções, envolvendo cada um no processo do início ao fim e manter a cultura do branding no dia a dia.

Trazer as pessoas para perto as fazem sentir-se parte do processo e mais engajadas. Além disso, elas irão entender como suas dores podem, de fato, serem resolvidas com a estratégia de branding.

Se liga nesses exemplos: 

Lista que auxilia na defesa do branding para uma marca e diferentes áreas de uma empresa, com colunas que apresentam possíveis desafios e como o branding pode ajudar a solucioná-los.
#PraTodosVerem: Na imagem temos duas colunas divididas em ‘Desafio’ e ‘Como o branding ajuda’, mostrando possíveis problemas e soluções que esta estratégia pode trazer. Na coluna de desafio temos: “Ninguém entende o que fazemos”, e na de solução: “Traz clareza do posicionamento e de como comunicar os diferenciais”. Na sequência, o problema “Demora muito pra vender”, seguido pela sugestão de resolução por meio do branding: “Como falar seus diferenciais da melhor maneira”. “Estamos com dificuldade de priorizar o roadmap de produto”, sinalizando que o branding traz “Clareza do objetivo de longo prazo da empresa”. “Meus freelas de conteúdo estão desalinhados”, com a sugestão de “Alinhamento de tom de voz”. “Tá vindo muito lead desqualificado, meu CAC tá alto”, a ajuda da estratégia traz “Definição das personas e das mensagens chaves para cada parte do funil”. Outro desafio é “Não conseguimos contratar pessoas boas”, com a possível ajuda do branding: “Entendimento do propósito de marca e fortalecimento da percepção de marca empregadora”. Por último, “Nossa marca não é reconhecida”, seguido pela sugestão “Linguagem visual e verbal alinhadas”.

Você sente na pele esse desafio de convencer a sua empresa de que branding é importante? Então dá uma olhadinha nesse texto 😉

Precisamos espalhar ‘a palavra do branding’ constantemente. É uma tarefa de toda a empresa e deve estar presente em todos os touchpoints, no onboarding de novas pessoas e no dia a dia de todas as áreas. Quanto mais claro estiver para cada um como o branding pode ajudar, mais fácil fazer com que o branding seja priorizado na empresa.

 

E como se faz branding?

Antes de tudo, é preciso se debruçar sobre a marca, o negócio e o contexto. Entender  tudo o que existe nesse universo: como é o mercado, quem é o público, como se comporta a concorrência, como se comporta a marca e qual lugar essa marca quer ocupar no mundo. 

É só a partir desse entendimento que o estrategista identifica os principais desafios que devem ser respondidos ao longo do projeto e junta as peças de um quebra-cabeça para definir os pilares que vão compor a estratégia principal da marca. 

Essa estratégia deverá guiar  todos os passos seguintes de desenvolvimento: definição de propósito, essência, personalidade e também dos próprios aspectos de negócios, bem como da cultura da empresa. E só a partir desses pontos bem determinados é que ocorrem os desdobramentos para a parte verbal e visual da marca.

Na prática, o branding é um tripé interdisciplinar com estratégia, conteúdo e design, e só funciona quando todos estão envolvidos e engajados com o projeto. Quando uma dessas disciplinas está fora, ou em dissonância, o branding provavelmente não irá funcionar. E para que isso seja feito, é preciso ter atenção em todos esses detalhes. O profissional que atua com branding é estratégico, é observador e atua como um maestro que une e rege esses elementos diferentes. É quem garante a harmonia da música.

Ilustração com três peças de um quebra-cabeça para ilustrar a união da estratégia, do conteúdo e do design — um trabalho em conjunto que garante a harmonia de um projeto.
#PraTodosVerem: A ilustração mostra três peças unidas de um quebra-cabeça, juntando a estratégia, o conteúdo e o design em diferentes cores.

Entendeu por que o branding não é só um logotipo bonito?

Como a Brand Gym faz branding?

Aqui na Brand Gym, nós também temos um objetivo maior que orienta todo mundo que trabalha aqui e nos motiva todos os dias, porque acreditamos nele. Temos como propósito salvar negócios apaixonantes e produtos incríveis da indiferença. Somos apaixonados por branding e conhecemos o potencial de uma marca bem construída.

E fazemos isso através da soma de talentos: equilibrando estratégia, conteúdo e design. Todos trabalhando juntos, do início ao fim do projeto. E, claro, sempre lado a lado com os nossos clientes durante todo o processo. Isso porque entendemos que esse é um trabalho que deve ser elaborado a partir de muita troca, em conjunto e envolvendo todos os agentes que vão trabalhar com a marca no dia a dia.

Desde o início do projeto, entendemos as necessidades e desafios de cada negócio e qual o principal desafio que o branding pode solucionar. Acreditamos que branding e visão de negócios precisam andar lado a lado. Com base nisso, fazemos uma proposta de projeto ideal, estruturando passo a passo quais as etapas que serão desenvolvidas e qual será a entrega final. 

Temos os mais diversos tipos de clientes: desde startups em estágios iniciais, ainda com produtos em desenvolvimento até grandes empresas, com grandes portfólios de produtos e marcas. Além disso, atuamos com os mais variados segmentos: tecnologia, fintechs, varejo, inteligência de dados, healthtechs, etc. 

Sabemos que não há uma receita de bolo única que atenda a todos e por isso, partimos de diferentes modelos para conceber um plano de trabalho que acolha a demanda dos nossos clientes. 

Tudo idealizado junto com o cliente. Sabemos que quem vai ocupar-se da marca no dia a dia são os nossos clientes e por isso, consideramos fundamental envolvê-los no processo de construção.

O branding deve ser contagiante. É a interação da marca com as pessoas que dá forma a ele. De nada adianta um projeto bonito que fica dentro de uma gaveta e com pouca aplicabilidade na vida real. Não é o álbum de fotos. São os momentos vividos que importam. Por isso, criamos branding para a vida real.

Sabemos que o brandbook deve ser um elemento vivo da marca: está lá para ser consultado e evoluir junto com ela e por isso, orientamos sobre como ele pode ser utilizado pelas equipes todos os dias. Ele é o ponto de partida para algo maior, uma construção diária, colaborativa e consistente. Por isso, a interação e troca com os nossos clientes é parte fundamental do nosso processo. 

Criamos marcas para o mundo e queremos vê-las nas ruas, na boca do povo. Queremos vê-las crescer, evoluir. É gratificante ver o nosso trabalho ganhar vida. Sentimos o maior orgulho e comemoramos juntos com vocês a cada conquista.

Já tinha parado para pensar que uma marca é mais do que um logo, mais do que um slogan, mais do que um brandbook?

Agora que você já sabe que o branding tem o potencial de edificar coisas incríveis, que tal entrar em contato com o nosso time de especialistas para saber como a Brand Gym pode te ajudar a construir uma marca incrível para o seu negócio?

A citação de Seth Godin, uma das personalidades mais ativas e criativas do marketing: "Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro."
#PraTodosVerem: Na imagem podemos ler uma citação de Seth Godin, destacada em fundo escuro com os seguintes dizeres: “Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”.