Brandbook: O que é e 5 exemplos escolhidos a dedo pra te inspirar

O brandbook, também conhecido como manual de marca, é uma importante ferramenta do processo de branding, pois funciona como um guia que possui todas as orientações da estratégia da marca. Ter um brandbook é fundamental, nele está a descrição das diretrizes da empresa para que todas as áreas e pontos de contato possam manter a identidade da marca, tanto verbal quanto visual.

Por isso, é tão importante que todas as pessoas do seu time tenham acesso a esse material. Branding não pode ficar na mão só do time de marketing, é preciso estar presente em toda a empresa.

O que é necessário para ter um bom brandbook?

Quando se fala de brandbook, o pensamento automático das pessoas é que no brandbook estão apenas incluídos os elementos de design. Mas um bom guia da marca não é só sobre especificações técnicas de como aplicar sua logo, é sobre sua estratégia de marca.

Considere que o brandbook é a bíblia da empresa. É o material principal para ser consultado e garantir uma identidade padronizada e alinhada de acordo com as expectativas. Exatamente por isso que ele deve ser acessível, todos devem ter conhecimento sobre o manual de marca, essa é a melhor forma de construir uma identidade consistente para sua startup.

Outro detalhe importante é que o brandbook é um guia de boas práticas, não um livro de regras rígidas. Até porque marcas são sistemas vivos que estão em constante evolução.

O brandbook não pode prender, ele deve ser um guia do espírito da marca, com sua proposta, valores e características principais. Tem que ser um guia que fala do porquê de cada elemento que a gente construiu e mostrar várias aplicações para a vida real, sem a necessidade de regrar tudo.

Robson Fernandez, designer e ilustrador da Brand Gym

Para ter um brandbook de grande qualidade é preciso que ele inclua: narrativa, conceito, estratégia, posicionamento, território verbal, território visual e muitos exemplos de aplicação. Caso você queira se aprofundar nesses aspectos para criar o seu guia de marca, pode ler o nosso texto O que é branding.

5 exemplos de brandbooks incríveis para você se inspirar

Quando a gente começou a escrever esse post sobre brandbooks, fiz um exercício aqui com o time da Brand Gym. Perguntei para o pessoal quais eram os brandbooks mais bacanas e inspiradores que eles conheciam. 

Chegou uma lista muito legal de brandbooks, que também ficou registrada na nossa Comunidade de Branding para Startups (ainda não faz parte? Se inscreva aqui). 

Selecionamos 5 deles (+1 extra) aqui:

Starbucks

A Starbucks é uma empresa que se destaca muito devido ao seu brand equity, conseguindo aumentar a percepção de valor do cliente sob um produto somente por ter sua marca explicitada.

Isso é resultado de um branding muito bem construído, pautado num brandbook acessível, claro, visual e com várias especificidades da marca. Passando por: logo, cor, voz, tipografia, ilustração e fotografia

Ele começa falando sobre a teoria da marca.  Mas um super diferencial desse brandbook está na descrição de como a marca se expressa em diferentes canais e diferentes momentos:

  • expressão geral
  • mobile
  • na loja
  • e-mail
  • redes sociais 
Brandbook digital da marca Starbucks.

Uber 

A Uber é uma empresa de transporte que possui um guia de marca ótimo para gerar inspiração e insights. Hoje a Uber tornou-se líder do mercado e pode-se dizer que isso tem muito a ver com a sua comunicação assertiva e do seu padrão de qualidade nos pontos de contato.

Como nada acontece por acaso, o guia de marca da empresa tem uma ótima qualidade, sendo muito completo, envolvendo aspectos como: logo, tom de voz, iconografia, ilustrações, fotografias, tipografia, cores e etc.

O destaque nesse brandbook está no tom de voz da marca, tendo informações completas, claras e com muitos exemplos de aplicação. Muito bem feito!

Brandbook digital da marca Uber.

Twitch

Um brandbook muito divertido é o da Twitch, empresa de streaming que tem foco em videogames. O mais interessante e diferencial no brandbook da Twitch está no storytelling que foi construído para navegação do leitor. Esse brandbook preza muito pela interação, tendo até minigames em sua composição. Vale a pena conferir para se inspirar ou admirar.

Brandbook digital da marca Twitch.

Cisco

Cisco é a líder mundial em TI e redes, a empresa investiu em um brandbook mais curto e objetivo, mas tão inspiracional e claro quanto os outros citados. O interessante é que o manual de marca da Cisco passa por tópicos diferentes, como: promessa, visão, estratégia, logotipo, tipografia, cores e áudio.

O diferencial desse brandbook está em sua forma de navegação e objetividade. Tudo muito claro e acessível.

Seu brandbook tem um “Brand Checklist” muito completo que pode ser usado pelos times na hora de colocar a mão na massa.

Brandbook digital da marca Cisco.

IBM

Esse é um brandbook super completo e bem detalhado, tem uma navegação intuitiva e interativa. Tudo com bastantes dicas de aplicação e uma organização que transparece a filosofia da empresa.

Brandbook digital da marca IBM

Miro (extra)

Esse aqui pode até não ser um brandbook mas é ótimo porque conta toda a história do rebranding com uma narrativa leve, divertida e inspiradora, além de ter uma navegação super intuitiva.

O brandbook é uma ferramenta fundamental para construção de uma marca de sucesso, imagine a satisfação do seu cliente ao perceber que a sua startup tem uma identidade forte com um padrão de qualidade alto em todos os pontos de contato. 

O manual de marca, assim como o branding, é muito mais que a especificação de uma identidade visual, trata-se da construção de toda a estratégia do seu negócio. Essa estratégia pode ser o diferencial para transformar sua startup em uma love brand.

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Curtiu o texto? Aproveite essa indicação pra ficar super inspirado e criar o seu brandbook, caso precise de ajuda, pode contar com a gente!

Dica extra: como medir branding depois de fazer seu brandbook?

Como falei lá em cima, o brandbook não deve ser um livro de regras rígidas. Exatamente por isso, ele pode se moldar à medida que a empresa cresce e as estratégias ganham novos sentidos. Mas como saber os caminhos que sua força de marca ganha sem uma bússola que te aponte que direção seguir? 

Por isso, a Brand Gym desenvolveu o Purple Metrics, um widget que você instala no seu site e ele mede frequentemente a força da marca perguntando aos usuários sobre 5 pontos importantes: amor, relevância, identificação e elasticidade. O software gera um dashboard com as avaliações e sugere planos de ação para que os 5 pontos sejam melhorados.