Pilar, a solução de inovação para o setor imobiliário
Problema de negócio
A proptech Pilar chegou na Brand Gym com o desafio de lançar seu produto que resolve os problemas rotineiros (ou backoffice) de corretores autônomos ou de imobiliárias boutique.
Problema do consumidor
O problema era que os corretores eram muito resistentes às tais ferramentas, preferiam tocar sua operação do jeito antigo: no caderninho e no celular.
Mas por quê? Percebemos que um dos motivos é que esses corretores acompanharam o discurso inicial das primeiras proptechs no país que colocavam o intermediário, ou seja, o corretor, como o grande vilão do mercado imobiliário. As protechs os retratavam como despreparados, mal intencionados e burocráticos, como a ponta que impedia a inovação do setor, enquanto se colocavam como a salvação.
Com o passar do tempo, tais proptechs viram que a figura do corretor era essencial para o funcionamento do setor, portanto, passaram a adotar um discurso de “parceiro”. Porém, já calejados, os corretores não acreditaram na mensagem.
Insight
Conversando com as personas da marca, percebemos que o problema do setor imobiliário não eram os corretores, mas sim que os profissionais de alto nível, aqueles capazes de encontrar como mágica o imóvel dos sonhos, estavam sobrecarregados.
Tocavam sozinhos todo seu operacional. Eram marqueteiros, fotógrafos, advogados, contadores e inúmeras outras profissões simultaneamente. No final do dia, sobrava pouco tempo para focar no que faziam de melhor.
Solução
A partir desse insight surgiu o posicionamento da marca. Pilar coloca o corretor no centro. Ele é a solução, não o problema, para a inovação do setor imobiliário. Ser parceiro da Pilar, é pertencer a um grupo seleto dos melhores do mercado. Um grupo que tem orgulho da profissão e rompe o estereótipo fabricado, mostrando que ser um bom corretor é ir além da venda, é um trabalho de especialista, com um perfil consultivo capaz de analisar com profundidade a realidade do mercado e conhecer cada região como a palma de sua mão.
E para que esse corretor de alta performance continue brilhando, a proptech se coloca como a coluna que sustenta a sua operação, que dá suporte e equilíbrio. Foi a partir dessa ideia que veio o nome (naming) da marca.
Pilar é a plataforma que valoriza o tempo e a profissão do corretor dando a ele o time, as ferramentas e a tecnologia para que ele possa vender mais e melhor. É o backoffice terceirizado com um time completo para cuidar dos problemas rotineiros e específicos da vida do corretor. É agência de marketing, estúdio de fotografia, escritório de advocacia, é tudo que ele precisar.
Uma plataforma que existe para que ele dedique seu tempo em ser corretor, criando uma experiência encantadora e inesquecível para seus clientes. Desta forma, ele consegue facilmente crescer sua operação, indo, por exemplo, de autônomo para dono de uma imobiliária boutique, sem precisar sacrificar sua margem para aumentar sua estrutura de backoffice.