Pilar, a solução de inovação para o setor imobiliário

Problema de negócio

A proptech Pilar chegou na Brand Gym com o desafio de lançar seu produto que resolve os problemas rotineiros (ou backoffice) de corretores autônomos ou de imobiliárias boutique.

Problema do consumidor

O problema era que os corretores eram muito resistentes às tais ferramentas, preferiam tocar sua operação do jeito antigo: no caderninho e no celular. 

Mas por quê? Percebemos que um dos motivos é que esses corretores acompanharam o discurso inicial das primeiras proptechs no país que colocavam o intermediário, ou seja, o corretor, como o grande vilão do mercado imobiliário. As protechs os retratavam como despreparados, mal intencionados e burocráticos, como a ponta que impedia a inovação do setor, enquanto se colocavam como a salvação.

Com o passar do tempo, tais proptechs viram que a figura do corretor era essencial para o funcionamento do setor, portanto, passaram a adotar um discurso de “parceiro”. Porém, já calejados, os corretores não acreditaram na mensagem.

Insight

Conversando com as personas da marca, percebemos que o problema do setor imobiliário não eram os corretores, mas sim que os profissionais de alto nível, aqueles capazes de encontrar como mágica o imóvel dos sonhos, estavam sobrecarregados.

Tocavam sozinhos todo seu operacional. Eram marqueteiros, fotógrafos, advogados, contadores e inúmeras outras profissões simultaneamente. No final do dia, sobrava pouco tempo para focar no que faziam de melhor.

Solução

A partir desse insight surgiu o posicionamento da marca. Pilar coloca o corretor no centro. Ele é a solução, não o problema, para a inovação do setor imobiliário. Ser parceiro da Pilar, é pertencer a um grupo seleto dos melhores do mercado. Um grupo que tem orgulho da profissão e rompe o estereótipo fabricado, mostrando que ser um bom corretor é ir além da venda, é um trabalho de especialista, com um perfil consultivo capaz de analisar com profundidade a realidade do mercado e conhecer cada região como a palma de sua mão.

Imagem da ideia de personas que se encaixam no branding de Pilar.
#PraTodosVerem: Na imagem temos três faixas em diferentes tons de fundo com três pessoas em evidência. No fundo roxo no canto esquerdo, vemos um jovem homem, com as mãos nos bolsos da calça, de camisa social de manga curta em tom claro, com pouca barba em torno do queixo e sorriso discreto. Na imagem central em fundo rosa claro, vemos uma jovem mulher de camisa social em tom claro, olhando para a esquerda e exibindo um largo sorriso. No canto direito, em fundo tom rosa escuro, vemos um homem jovem de camisa, blazer e óculos de grau, segurando o celular com uma das mãos com aparência pensativa, porém positiva.
Visual do site de Pilar, com opções de menu, artes e descritivo.
#PraTodosVerem: Na imagem temos a tela de um notebook com o visual do site Pilar, que podemos identificar no canto superior esquerdo. No medo superior direito, é possível clicar nas opções: “Sobre Nós”, “Produtos”, “Depoimentos” e “Login”. No canto esquerdo em letras grandes está: “Toda a estrutura de imobiliária para você se dedicar às vendas.”, seguido de letras menores que explicam: “Um backoffice completo que cuida da burocracia pra você ter tempo de fazer o que só um bom corretor consegue — vender mais e melhor.”, com um botão clicável de “Experimente”. Na arte presente no canto direito, vemos o homem retratado na imagem anterior, com expressão positiva e aparelho celular na mão, com colunas estilizadas e coloridas ao seu redor.
 
E para que esse corretor de alta performance continue brilhando, a proptech se coloca como a coluna que sustenta a sua operação, que dá suporte e equilíbrio. Foi a partir dessa ideia que veio o nome (naming) da marca.
 
Imagem que exemplifica o visual do aplicativo de Pilar no estilo mobile.
#PraTodosVerem: A imagem destaca um trecho da tela de um celular, com o aplicativo de Pilar, com um logo que traz a letra “P” branca em fundo preto e seu nome abaixo: “Pilar”. Ao lado, temos o aplicativo da marca Uber, simplificando o visual mobile do app.

Pilar é a plataforma que valoriza o tempo e a profissão do corretor dando a ele o time, as ferramentas e a tecnologia para que ele possa vender mais e melhor. É o backoffice terceirizado com um time completo para cuidar dos problemas rotineiros e específicos da vida do corretor. É agência de marketing, estúdio de fotografia, escritório de advocacia, é tudo que ele precisar.

Imagem de algumas telas que exemplificam o visual de Instagram da marca Pilar.
#PraTodosVerem: A imagem busca exemplificar o visual de algumas telas de posts de Instagram na marca Pilar. Na primeira, vemos a palavra: “Pilar” com tipografia criada para a marca, seguido de “Construa o seu próprio crescimento.”, com colunas gráficas discretas na cor branca, para se destacarem em fundo azul marinho. Na segunda imagem temos uma foto estilizada que traz a cor rosa no trecho inferior, com três pessoas em diálogo. Um casal abraçado observa o interior de uma casa, enquanto um corretor os observa positivamente. Na terceira imagem, temos a tela de um celular com o aplicativo Instagram aberto e um post da marca Pilar, com a informação: “Toda a estrutura de imobiliária para você se dedicar às vendas.”, na arte, temos alguns gráficos que trazem um corretor para o foco central. Na última imagem, outro estilo de post que apresenta: “05 motivos para escolher a Pilar”.

Uma plataforma que existe para que ele dedique seu tempo em ser corretor, criando uma experiência encantadora e inesquecível para seus clientes. Desta forma, ele consegue facilmente crescer sua operação, indo, por exemplo, de autônomo para dono de uma imobiliária boutique, sem precisar sacrificar sua margem para aumentar sua estrutura de backoffice.

Território Visual

Logos e Tipografia

Na imagem temos os logos e as variações de cores produzidos para a marca.
#PraTodosVerem: Na imagem temos quatro variações do logo da marca, que carrega o nome: “Pilar”. No primeiro quadro, “Pilar” está em fundo rosa, seguido por outras cores selecionadas para compor o visual: branco, bege e azul bem escuro.
Na imagem vemos o estilo de topografia escolhido para Pilar.
#PraTodosVerem: Na imagem temos destacado os estilos de topografia utilizados para compor o visual de Pilar.

Grafismos e Ícones

Imagem que retrata o trabalho de grafismo produzido para Pilar.
#PraTodosVerem: A imagem destaca os grafismos utilizados para a marca Pilar.
Seguindo na exemplificação de grafismo da marca.
#PraTodosVerem: A imagem destaca os grafismos utilizados para a marca Pilar.

Aplicações

Slides de aplicação da marca Pilar que simplificam seu visual.
#PraTodosVerem: Na imagem temos quatro exemplos de aplicação que destacam o visual da marca, com logos, grafismos e artes para compor a identidade.
Aplicação da marca pilar em material, exemplificado em uma mochila.
#PraTodosVerem: Na imagem podemos identificar o logo de Pilar em uma mochila para exemplificar o uso da identidade em materiais.