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Como sair do óbvio e criar um posicionamento verdadeiramente estratégico?

Pare e responda com sinceridade: você investe tempo pensando em qual mercado está concorrendo? Conhece o seu consumidor e qual a sua jornada de compra? Sabe de quem seus clientes compram quando não é de você?

Ficou sem resposta em alguma dessas questões? Então esse conteúdo é pra você! Sabemos que sua empresa opera quase sempre focada nos diferenciais do seu produto. Mas precisamos falar uma coisa, isso vai te dar uma uma visão restrita sobre onde seu negócio pode chegar.

Vamos te mostrar como todas essas respostas – e outras mais – te ajudarão a chegar em um bom POSICIONAMENTO para a sua marca. Mais que uma frase resumo do seu propósito e mais do que ter uma identidade visual bonita, ter um bom posicionamento pode trazer resultados rápidos para o seu negócio. Vamos te contar um pouquinho sobre como chegar lá (se você quiser saber mais, leia esse post até o final).

Os Malabares do Posicionamento e o desafio do equilíbrio.

Ainda vemos muitas pessoas por aí falando que o posicionamento é aquela frase que resume quem a empresa é e que ele deve ser usado para resultados a longo prazo. Mas assim, com sinceridade, você acredita nisso considerando o mundo que vivemos? 

Tudo muda, o tempo todo. Seu mercado não é o mesmo de seis meses atrás, seus clientes não são os mesmos de um ano atrás, seu produto não pode ser o mesmo de dois anos atrás. O posicionamento é baseado no hoje, por isso, se o contexto muda, ele precisa ser repensado.

Um bom posicionamento nasce de um intenso raciocínio estratégico e precisa crescer junto com a evolução da empresa, dos movimentos do seu mercado, das prioridades de seu público, sem deixar de ser verdadeiro para a sua marca.

Se a sua empresa possui excelentes produtos, ela merece uma excelente marca. Branding e produto precisam estar equilibrados. Quando a marca cria a expectativa certa, facilita a venda, cria bons produtos e faz nascer seus brand lovers, os melhores clientes que você pode ter. Ou seja, a sua VISÃO de negócio precisa estar alinhada com o PROPÓSITO da sua marca. Sabia que consumidores que se identificam com uma empresa são menos propensos a cancelar serviços e mais propensos a se engajar com o que você está ofertando? Pois é!

A gente sabe que é desafiador manter um bom posicionamento funcionando no dia a dia, mas acreditamos (e podemos provar) que ele causa impactos suficientes para você prestar atenção no que viemos te ensinar.

Existe um jeito de criar e manter o seu próprio posicionamento alinhado com o seu negócio de maneira estratégica, sem que você precise contratar alguém para te dizer o que fazer.

Em qual Arena Competitiva a minha marca joga?

O que você entende por mercado ou categoria, aqui na Brand Gym é o que chamamos de Arena Competitiva, um framework da nossa metodologia de Posicionamento Estratégico que te oferece uma visão estratégica sobre o local mais adequado para sua marca se posicionar na mente do seu consumidor.

Para dividir isso com o mundo para além dos nossos projetos, criamos um curso completo sobre posicionamento estratégico e hoje vamos te falar sobre uma das principais ferramentas de estratégia que temos.

Ela tem o super poder de abrir sua visão para que você alcance objetivos que muitas vezes não haviam nem sido pensados antes, mas que fazem todo sentido para sua persona.

Quando o consumidor enxerga um problema, ele vai atrás de produtos que solucionam essa tensão/dor/ necessidade de alguma maneira.

Um ponto (talvez o mais importante) que você precisa entender: é o consumidor que vai te escolher no momento em que ELE sente necessidade e não quando você diz que é o momento certo para ele. Ou seja, o posicionamento precisa falar da mesma forma o que o seu consumidor enxerga/precisa e não como você quer ser percebido por ele.

A grande sacada dessa estratégia é te dar todas as ferramentas para você chegar nessa resposta e assim entender a arena que trará melhor resultado.

O caminho que a mente do seu consumidor percorre não é obvio. A tomada de decisão não é obvia. É só você parar para pensar em você mesmo. Qual foi a última compra que você fez? Com certeza você não comparou o produto que comprou com os exatos concorrentes que a pessoa do marketing da empresa comparou .

Pensa na situação que você está com sede na praia, por exemplo. Quais seriam suas opções? Em nosso framework você consegue se encaixar, olhar todo o cenário e ver que você também concorre com produtos diferentes do seu. Já tinha parado para pensar nessa possibilidade? Pois é, essa é a magia.

Vamos de exemplo prático? Em eu início, devido quase ninguém conhecer o conceito de streaming, o Spotify dizia ser uma rádio online, quando ele, na verdade, nunca teve uma onda de rádio para chamar de sua. Eles conseguiram concorrer nessa arena, pois entenderam que resolvem a mesma necessidade do consumidor de rádio.

Além disso, quem paga as contas ao final do mês quando você é um usuário gratuito? O financeiro do Spotify ou as agências de publicidade e empresas que compram mídia diretamente com eles? Ou seja, ele precisava se posicionar como rádio para ser considerado no plano de mídia desses públicos. Faz sentido agora? Conheça seu público e você tem boa parte do caminho andado!

Tá, mas como eu aprendo a criar um bom e estratégico posicionamento na prática?

As perguntas iniciais fizeram sentido agora? Assim como é preciso ter um bom produto, é necessário também ter uma boa estratégia. Mapeie o seu mercado, entenda as dores do seu consumidor e crie uma marca consistente (que é diferente de ser repetitiva).

Se quiser saber mais e virar um especialista em posicionamento, em análise de mercado, em como entender seu consumidor e como lançar seu posicionamento, a gente te ensina!

Temos conteúdo exclusivo, aulas práticas e interativas, frameworks, professores do mercado, mentorias, estudos de cases super atuais e muito mais. Aprenda com quem está fazendo os unicórnios do futuro.

P.S: Se quiser aprender um pouco mais sobre posicionamento de forma gratuita, você pode conferir outro texto nosso: O que é posicionamento de marca (e porque você precisa de um!)

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