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Como foi que transformamos o Hotel Urbano em Hurb

Guta Tolmasquim
Guta Tolmasquim
CEO da Brand Gym

Desde seu início, o Hotel Urbano rapidamente se tornou referência em venda de viagens online no Brasil. Mas o mercado está sempre mudando e, nesse segmento, a dinâmica não foi diferente: no início da venda de viagens e pacotes pela internet, o importante era ter uma excelente distribuição nas mídias digitais e uma ótima performance, ambas habilidades que a empresa sabia fazer muito bem; com o surgimento dos metabuscadores, como o Trivago, o viajante começou a conseguir comparar o preço de todas as online travel agencies (OTAs). Ou seja, se chegar ao consumidor antes e de forma mais eficiente era crucial, agora o diferencial estava ameaçado. Era hora de começar a construir marca como diferencial.

BRANDING WORKOUT

Quando começamos o trabalho de branding com o Hotel Urbano, a empresa já era a maior agência online de viagens do Brasil. Começamos, então, pelo produto e pelos diferenciais do negócio. Entendemos que era importante uma série de ações sobre o produto, tais como: incluir cancelamento gratuito na oferta, mesmo com o alto risco para o negócio, visto que quem pagava o hotel era o Hurb e não diretamente o cliente, como em alguns concorrentes; facilitar a forma de pagamento, com parcelamento em boletos e possibilidade de dividir a compra em mais de um cartão de crédito; atendimento 24/7 por WhatsApp — um mega diferencial em relação à concorrência, que só uma empresa brasileira conseguiria oferecer; facilidade de reservar pelo siteaumento da base de hotéis.

Depois, foi hora de definir a personalidade da marca estruturando tudo o que já existia na cultura da empresa em conceitos disseminados por todo o time. A parte mais desafiadora foi chegar a um propósito. Pensamos diversos caminhos juntos e todos partiam dos benefícios de viajar, mas não eram proprietários. Até que um dia um caso de Momento Uau, como são chamados os destaques do time de atendimento, impactou a todos de forma profunda: como o time estava bem próximo dos viajantes, foi possível descobrir o caso de uma cliente de 18 anos que foi diagnosticada com um câncer grave. Ela ganhou das amigas a diária de hotel para seu dia de noiva e realizaria seu sonho de casar, mas não teria lua de mel. Foi então que o Hurb se mobilizou e deu para ela e para o marido um pacote completo com aéreo e hotel. Nesse dia, o propósito da marca ficou claro para todos nós: gastar tempo e energia com o que realmente importa.

Já tendo definido quem a marca é, o desafio passou a ser construir um território visual e verbal proprietários para, depois, atualizar o produto e todos os canais. Também passamos alguns meses junto com o time idealizando e materializando testes semanais de growth hacking com mensagens que tivessem consistência de branding.

Por fim, olhamos para o nome. A empresa já estava em outro momento, muito renovada, com cultura forte, com mensagens claras, com diferenciais poderosos. E o nome remetia a outro momento e outro modelo de negócios. Começamos a busca por um novo nome pronunciável em inglês, português e espanhol, que tivesse relação com a palavra Hotel Urbano e pudesse aproveitar o símbolo utilizado no logo. Mais alguma exigência? Ah, sim! Domínio .com disponível para compra e, de preferência, com até 4 letras. Foram dois meses de brainstormings para se chegar em Hurb e mais um ano fazendo redirect do domínio, preservando o posicionamento de SEO. Além disso, o logo passou por três estágios de transição para garantir que nenhum consumidor ficaria para trás.

Hoje, a marca Hurb já foi lançada em diversos países, com novas línguas, e segue crescendo e fazendo com que viajar seja cada vez mais fácil para milhares de pessoas.

o Hotel Urbano agora é Hurb. mudamos de nome, mas mantivemos o essencial: você.