Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como foi que transformamos o Hotel Urbano em Hurb

Desde seu início, o Hotel Urbano rapidamente se tornou referência em venda de viagens online no Brasil. Mas o mercado está sempre mudando e, nesse segmento, a dinâmica não foi diferente: no início da venda de viagens e pacotes pela internet, o importante era ter uma excelente distribuição nas mídias digitais e uma ótima performance, ambas habilidades que a empresa sabia fazer muito bem; com o surgimento dos metabuscadores, como o Trivago, o viajante começou a conseguir comparar o preço de todas as online travel agencies (OTAs). Ou seja, se chegar ao consumidor antes e de forma mais eficiente era crucial, agora o diferencial estava ameaçado. Era hora de começar a construir marca como diferencial.

BRANDING WORKOUT

Quando começamos o trabalho de branding com o Hotel Urbano, a empresa já era a maior agência online de viagens do Brasil. Começamos, então, pelo produto e pelos diferenciais do negócio. Entendemos que era importante uma série de ações sobre o produto, tais como: incluir cancelamento gratuito na oferta, mesmo com o alto risco para o negócio, visto que quem pagava o hotel era o Hurb e não diretamente o cliente, como em alguns concorrentes; facilitar a forma de pagamento, com parcelamento em boletos e possibilidade de dividir a compra em mais de um cartão de crédito; atendimento 24/7 por WhatsApp — um mega diferencial em relação à concorrência, que só uma empresa brasileira conseguiria oferecer; facilidade de reservar pelo siteaumento da base de hotéis.

Depois, foi hora de definir a personalidade da marca estruturando tudo o que já existia na cultura da empresa em conceitos disseminados por todo o time. A parte mais desafiadora foi chegar a um propósito. Pensamos diversos caminhos juntos e todos partiam dos benefícios de viajar, mas não eram proprietários. Até que um dia um caso de Momento Uau, como são chamados os destaques do time de atendimento, impactou a todos de forma profunda: como o time estava bem próximo dos viajantes, foi possível descobrir o caso de uma cliente de 18 anos que foi diagnosticada com um câncer grave. Ela ganhou das amigas a diária de hotel para seu dia de noiva e realizaria seu sonho de casar, mas não teria lua de mel. Foi então que o Hurb se mobilizou e deu para ela e para o marido um pacote completo com aéreo e hotel. Nesse dia, o propósito da marca ficou claro para todos nós: gastar tempo e energia com o que realmente importa.

Já tendo definido quem a marca é, o desafio passou a ser construir um território visual e verbal proprietários para, depois, atualizar o produto e todos os canais. Também passamos alguns meses junto com o time idealizando e materializando testes semanais de growth hacking com mensagens que tivessem consistência de branding.

Por fim, olhamos para o nome. A empresa já estava em outro momento, muito renovada, com cultura forte, com mensagens claras, com diferenciais poderosos. E o nome remetia a outro momento e outro modelo de negócios. Começamos a busca por um novo nome pronunciável em inglês, português e espanhol, que tivesse relação com a palavra Hotel Urbano e pudesse aproveitar o símbolo utilizado no logo. Mais alguma exigência? Ah, sim! Domínio .com disponível para compra e, de preferência, com até 4 letras. Foram dois meses de brainstormings para se chegar em Hurb e mais um ano fazendo redirect do domínio, preservando o posicionamento de SEO. Além disso, o logo passou por três estágios de transição para garantir que nenhum consumidor ficaria para trás.

Hoje, a marca Hurb já foi lançada em diversos países, com novas línguas, e segue crescendo e fazendo com que viajar seja cada vez mais fácil para milhares de pessoas.

o Hotel Urbano agora é Hurb. mudamos de nome, mas mantivemos o essencial: você.

PAPO COM COMERCIAL
SÓ CHAMAR QUE A GENTE VAI

Qual é o seu desafio? Conta pra gente! Nosso time comercial está esperando seu email, respondemos no mesmo dia (útil).

BRAND NEWS

Uma carta de amor ao branding quinzenalmente na sua caixa de email. Curadoria do melhor conteúdo feito pelo time Brand Gym e por outros produtos de conteúdo incríveis. VEM!

Ok
bgebge

Quer crescer com a gente?

Conte para o nosso time seu desafio e vamos voar juntos. Aqui, trabalhamos com superpoderes de crescimento. Então entre contato que nosso o comercial já está te esperando, respondemos no mesmo dia útil.