Quando o time Cumbuca, que na época chamava-se Conta Split, nos procurou, sabíamos que o processo de branding seria um grande desafio: além de posicionar um produto novo no mercado, precisávamos entregar o projeto a tempo do lançamento para que a empresa não precisasse passar por um rebranding com apenas algumas semanas de vida.
E conseguimos! O processo da Brand Gym permitiu que fizéssemos um excelente trabalho mesmo com um prazo reduzido.
Nosso jeito envolve construir junto com nossos clientes. Criamos um canal no Slack, trabalhamos em arquivos compartilhados e realizamos workshops para absorver todos os conhecimentos do time Cumbuca. Tudo para montar a “4 mãos” (mais algumas, na verdade) uma marca que representasse verdadeiramente a empresa.
A seguir, apresentaremos as principais decisões que nos levaram a uma marca única.
1- Evidenciar o Brasil e posicionar o produto para abrir um novo mercado.
Cumbuca é um aplicativo para pagar contas com quem você ama, nasce da realidade brasileira de dividir as despesas e da forma como nos relacionamos com o dinheiro.
Não faz sentido a gente tratar de finanças que são coletivas em aplicativos de banco individuais. Por isso, Cumbuca é o aplicativo construído para gerir todo o dinheiro em conjunto. O posicionamento coloca a marca como solucionadora dessa inconsistência do mercado.
Em nossas pesquisas percebemos que quando falamos em app de divisão de contas, o caminho comum é pensar nos amigos, em dividir aquela conta da viagem. Mas o produto da Cumbuca é pensado para o uso recorrente e não pontual, por isso nossa marca conversa com casais e famílias. Isso também nos ajuda a abrir mercado e a reforçar o pagamento que é mais parecido com um streaming do que com um banco.
Falar de dinheiro é um tabu nas famílias brasileiras. Nem todas as famílias conseguem ter uma conversa aberta sobre dinheiro. Também vimos evidências de que casais não têm naturalidade para abrir o diálogo sobre finanças já que isso pode causar atrito. E, convenhamos, ninguém quer brigar com o @ por causa de dinheiro.
Pensando nisso, a Cumbuca foi criada como um app de divisão de despesas que une a família.
Essa definição foi super importante, afinal, é a visão do negócio que direciona a estratégia da marca.
2- Cumbuca, um nome que fica na cabeça
O nome Cumbuca é inusitado, 100% brasileiro e faz alusão ao produto já que representa aquilo que estamos disrompendo: a gestão informal das finanças da casa.
Nossos critérios eram: ser um nome preferencialmente em português, de fácil pronúncia pelos brasileiros, ter um conceito que o consumidor entende, ter o domínio .com disponível e representar o posicionamento da marca.
Para chegar nesse nome proprietário, divertido e com uma sonoridade brasileira, fizemos um workshop com o time Cumbuca e, depois, uma rodada só com o time Brand Gym.
Juntos, em várias rodadas de toró de ideias, pensamos em mais de 900 nomes, até chegarmos no queridinho: Cumbuca. E qual a razão de ser esse nome?
Colocar todos no mesmo pote para dividir as contas da casa, com transparência e tranquilidade, sem climão.
3- Território visual: representações contemporâneas de dinheiro
O visual mistura referências de cripto, com as cores do nosso dinheiro, representa a cumbuca e fala da transparência, uma característica do produto.
Construímos um universo múltiplo com uma marca que “mistura” as partes de quem divide as contas da casa. A transparência representa um atributo de produto que é a conta em conjunto com saldos individuais: todos veem quanto cada um tem pra gastar e já gastou.
As cores primárias da marca são preto e branco para trazer o ar tecnológico e as secundárias são azul e rosa para representarem o afeto. Também queríamos uma paleta com muitas cores de apoio, simbolizando os indivíduos de cada cumbuca. Já que nossa marca representa, do nome ao posicionamento, tudo o que estamos disrompendo, nada mais cabível do que usar as cores da nossa moeda.
Também investimos em várias formas geométricas que representam os usuários e as várias partes que se somam, podendo ser usadas em conjunto ou separadas.
Um diferencial dessa entrega de design é que fizemos tudo no Figma, a ferramenta de design de interfaces que nossos clientes utilizam. Assim, foi tudo mais rápido para que o time Cumbuca fosse da marca ao produto sem perder tempo.
***
Esse projeto foi realizado pela Brand Gym e parceria ao time Cumbuca.
Squad Brand Gym:
Estratégia: Guta Tolmasquim e Bianca Dutra
Brandops: Carol Saltoun e André Souza
Conteúdo e naming: Giovanni Ghilardi, Victor Maués Rodrigues, Maria Paula Abreu e Renata Sagradi
Design: Robson Fernandez e Dan Schunck
Time Cumbuca: Bruno Cury, Daniel Ruhman, Fernanda Bernardo e Rodrigo Cortez
Acreditamos em branding que é feito para vida real
Pragmática e detalhista, a Brand Gym tem atenção aos detalhes e alta qualidade sempre voltada para a vida real.
Trabalhamos com empreendedores, acompanhamos o seu ritmo e valorizamos a troca constante com o cliente durante todo o processo de construção da marca.
Afinal, formamos uma liga, pra fazer a diferença precisamos trabalhar em conjunto, assumir responsabilidades uns com os outros. Por isso, buscamos entender a realidade dos clientes, quais ferramentas usam e como vão implementar o projeto, tudo para que a marca ganhe vida e o brandbook seja usado e abusado. Criamos branding para a vida real.
Curtiu o tema? Quer criar uma marca forte? Venha bater um papo com a gente. Investir em branding desde o dia 1 é investir em um negócio mais estratégico e com mais conexão com os seus consumidores.
A Brand Gym é a primeira agência especializada em startups e marcas tech. Vem ver nosso trabalho e dar uma olhadinha nos cases que já criamos.