5 Foodtechs e como elas se diferenciam no mercado

Startups estão segmentando o mercado cada vez mais, buscando resolver ou facilitar a vida de nichos de pessoas. Sabe como elas conseguem se diferenciar no mercado? Entendendo as necessidades de consumo de seu público. 

Hoje, vamos conhecer mais sobre Foodtechs e analisar juntos como as empresas que desenvolvem soluções para o setor alimentício se diferenciam com seu posicionamento de marca.

“Posicionamento está diretamente relacionado tanto a product market fit quanto a escalar a comunicação de uma marca. Quando uma startup tem um bom posicionamento, ela consegue ser extremamente relevante para um nicho de consumidores e se diferenciar da concorrência.”

Guta Tolmasquim, CEO da Brand Gym e Purple Metrics

Se quiser entender mais sobre o que é posicionamento, não deixe de ler esse nosso artigo sobre o tema.

O Cenário nacional e mundial

Empreendedores e investidores estão de olho em negócios capazes de reinventar o modo de plantar, comprar, estocar e preparar os alimentos para saciar a grande demanda por alimentos saudáveis, frescos e nutritivos. O bom é que, além de clientes saudáveis e satisfeitos, o meio ambiente também agradece, né? Elas, geralmente, também evitam ao máximo desperdícios e impactos ao meio ambiente. Com o Brasil sendo um dos países com maior biodiversidade do mundo, temos aqui um vasto mercado com grandes possibilidades de desenvolvimento.

Só para você ter noção sobre o lado financeiro, juntando produção e distribuição dos alimentos, esse mercado recebeu cerca de US$ 1,3 bilhão em investimentos até maio de 2018 em nível mundial, de acordo com a plataforma PitchBook, e deve chegar a R$ 980 bilhões até 2022, segundo a instituição The Food Tech Matters.

5 Foodtechs e a forma como se posicionam

Fizemos uma seleção de 5 Foodtechs para você ter como referência sobre como se diferenciar em uma arena. Cada uma dessas empresas usou seu posicionamento para construir marcas fortes e manter a consistência antes de escalar.

NotCo

Foi criada em 2015, no Chile. E tudo começou com um “why not?”.

Ela reinventa os alimentos que amamos comer através de inteligência artificial, sem usar nada de origem animal. E promete um sabor ainda melhor, sem utilizar insumos animais ou artificiais. Não se define como uma empresa de produtos veganos, mas quer deixar os animais de fora da cadeia de produção alimentar sem nunca comprometer o gosto de seus produtos.

Selecionou produtos carro-chefe, como NotBurguer, NotMayo, NotMilk e NotIceCream, para trabalhar e hoje é a empresa de alimentos que mais cresce da américa latina, sendo uma das mais inovadoras do mundo.

Veja como sua narrativa permeia toda a estratégia de lançamento de produtos. Legal, né?

Liv Up

Nasceu em 2016, com a missão de levar comida boa de verdade para as pessoas. Ela opera um serviço de entrega de alimentos saudáveis ultracongelados, elaborados com ingredientes orgânicos e produzidos através de agricultura familiar.

Seu objetivo é entregar praticidade, sabor e saudabilidade. Para isso, ela entendeu que precisava ir a fundo, conectando o consumidor a comida boa de verdade e se tornou “um mercado de boas escolhas”.

Com suas refeições congeladas, tanto doces como salgadas, faturou mais de R$ 100 milhões no ano passado e a expectativa é chegar a R$ 200 milhões em 2021, segundo perspectivas do CFO da startup Gabriel Eisencraft.

Fazenda Futuro

Desde 2019, investe na criação de carnes vegetais que têm sabor idêntico à carne animal. E o que mais chama atenção é que a empresa ocupa espaço no mercado das carnes, como mais uma opção de carne. Ou seja, ela quer levar o seu diferencial de ser vegetal para um público que vai além de veganos e vegetarianos.

Imagine gosto de carne, usando 75% menos de água, com ingredientes naturais, não transgênicos e sem colesterol, glúten ou gordura trans. É a “revolucionária carne de planta”. Hambúrgueres, almôndegas, linguiça, frango, carne moída são alguns exemplos de produtos recriados pela startup.

Seu discurso de marca exala empreendedorismo disruptivo e fez com que ela fosse avaliada em R$ 715 milhões, vendendo seus produtos em 24 países.

Raízs

Começou a sua operação em 2014, conectando consumidores que estavam em busca de uma alimentação saudável a mais de 800 pequenos produtores rurais, todos reconhecidos e auditados pela certificadora de orgânicos IBD. Dar um olhar humano para toda a cadeia de consumo foi o que norteou os investimentos e avanços da empresa.

Para garantir frescor, qualidade e evitar desperdício de alimentos, a colheita só é feita a partir da confirmação de compra de seus clientes. Além disso, os agricultores recebem um valor justo por sua produção, o que faz com que eles queiram fazer parte desse avanço.

Com sua plataforma online, além do delivery de produtos orgânicos direto do campo, expandiu também para o mercado de produtos orgânicos, naturais, artesanais, de agricultura familiar ou agroecológica, como itens de mercearia, horta, laticínios, bebidas, ovos, aves, pescados e carnes.

E foi assim que a startup conseguiu registrar um aumento de 150% no faturamento do primeiro semestre de 2021- em comparação com o mesmo período do ano passado – por meio da venda de assinaturas de cestas personalizadas.

Foodz

Essa startup é novinha, acabou de completar um ano de vida, mas já mostrou para que veio ao mundo. Nasceu para ser a alternativa ideal, prática e saudável de refeições. Seu produto é uma plant-based smart food dentro de uma garrafa, com os sabores Chocolate, Cappuccino e Morango. Muito além de um simples shake em pó, ela promete cobrir as necessidades nutricionais de uma refeição completa.

Seus pilares são: fácil, acessível e saborosa, para ajudar quem não tem tempo, oportunidade, vontade de cozinhar ou não quer pular uma refeição, mesmo nos seus dias mais corridos. E além de ingredientes à base de plantas, utiliza garrafas biodegradáveis e possui embaixadores, como atletas e nutricionistas, que atestam a entrega de um produto com qualidade.

E você, como está pensando a estratégia da sua empresa hoje? Faz todo sentido ter um posicionamento alinhado com seu negócio e sua marca, né?

​​Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso time, nós temos o framework de posicionamento mais completo do mercado. E podemos te ajudar a colocar sua marca no lugar certo e na hora certa pro consumidor.

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