Se você já teve que encontrar faxineira, sabe que é um processo arcaico de acionar amigos e pedir recomendações. Por outro lado, você também deve conhecer uma faxineira que te pediu indicação para completar a agenda.
A UmHelp nasceu para resolver essa ineficiência de mercado com tecnologia.
A tech desenvolvida otimiza o dia da diarista, para que todas elas tenham o maior ganho financeiro, já que a plataforma permite o agendamento de faxinas de menos de 8 horas de duração, com maior ganho proporcional. A inteligência também faz a coleta de dados para garantir que a casa do cliente esteja sempre do jeito que cada um gosta — e com cara de lar.
Em toda plataforma há o dilema dos dois públicos. No caso da UmHelp, a Helper (como são chamadas as prestadoras de serviços) é vista como a principal stakeholder, mais do que os clientes finais. O propósito da empresa é claro desde seu início e está diretamente relacionado a diminuir o desemprego no Brasil. Mais do que isso, a UmHelp acaba repensando o formato contemporâneo de trabalho. Os millennials trouxeram consigo os squads, as metodologias ágeis e as mesas de ping-pong. Mas a verdade é que ninguém conseguiu resolver o formato de trabalho das empregadas domésticas no Brasil.
A UmHelp veio para entregar as vantagens da estabilidade: capacitação gratuita, previsibilidade de remuneração, “seguro cuzão” para evitar assédios de todos os tipos, benefícios de deslocamento, educação, saúde, dentre outros. Mas, ao mesmo tempo, também entrega as vantagens de ser um autônomo e empreendedor, como não trabalhar em algum dia por motivos pessoais, ganhar mais ao trabalhar mais e montar a própria agenda. É assim que a marca está construindo um formato de trabalho bem mais condizente com os dias de hoje.
A empresa já tem algumas histórias muito interessantes. Uma que a gente adora foi a Helper que fez seu casamento todo roxo, com a cor da marca. Segundo ela, a festa só foi viável por conta do que ela tem ganhado com a UmHelp.
Por enquanto, atendem apenas uma parte de São Paulo, mas é possível cadastrar endereços e pedir para ser atendido em breve.
A limpeza do nosso escritório e da casa de alguns de nós é feita pela UmHelp. A gente adora as Helpers e ama os chocolatinhos que elas deixam em cima do travesseiro, além do papel de seda com a estampa da marca, usado para embalar objetos pequenos, como brincos. É sempre uma delícia chegar em casa e estar tudo limpinho.
E AÍ: PRECISA DE UM HELP?
Branding workout
ESTRATÉGIA / DESENHO DA MARCA / TERRITÓRIO VISUAL
O maior desafio no trabalho com a Brand Gym era encontrar um atributo de marca que funcionasse para ambos os públicos. Chegamos, então, à essência relacionada ao cuidado, que vale tanto para o cliente final quanto para a Helper. Desenhamos, juntos, o posicionamento político, por entender que a marca tem que se posicionar, já que as Helpers são todas mulheres e existe uma questão de machismo e preconceito que as afetam. Mudamos a grafia do nome de 1Help, que era lido como One Help, para UmHelp, e redesenhamos a marca com o ícone de coração e colchetes, que mistura o lado tech da marca com o carinho que ela dispensa a todos os seus públicos.