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Qual o papel da estratégia no branding?

A estratégia é o primeiro passo em um projeto de branding. É papel dos/das estrategistas orientar toda a construção da marca. 

Então, se engana quem pensa que branding é feito apenas por designers e redatores. É preciso ter uma estratégia bem estruturada para nortear a construção de uma marca consistente. Afinal, a estratégia é traduzida em toda comunicação e pontos de contato com o cliente. Tudo que é construído numa marca forte é baseado na estratégia.

Pensando em desvendar alguns mistérios que envolvem as funções dos estrategistas de marca, conversamos com a nossa estrategista sênior, Inaê Rosas, e separamos aqui os principais aprendizados dessa conversa.

“O que eu amo da estratégia é conseguir resolver vários desafios dos clientes e olhar as coisas de vários ângulos diferentes. Pensamos em vários cenários e escolhemos aquilo que faz mais sentido pra marca. Não pode ter preconceito, é preciso ter olhar amplo, ouvir o cliente e a marca. É preciso fazer as perguntas certas”.

Inaê Rosas, estrategista

Vamos aos aprendizados:

As principais funções de um/uma estrategista:

O primeiro passo é entender quais são os principais desafios do cliente

Sempre começamos um projeto conversando com o cliente para entender quais são os seus principais desafios. Na Brand Gym, a gente tem um formato para fazer as entrevistas e escolher as metodologias para recolher informações com pessoas chave da empresa e também com os consumidores.

Definição de persona

A criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia que dá resultados: criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, com isso, termos maiores chances de sucesso.

Fazer uma profunda desk research

Essa é a hora da pesquisa para entender o contexto macro do mercado e analisar a concorrência.

Estruturar o posicionamento de marca

Com todas as informações anteriores consolidadas, pensamos no cérebro e no posicionamento. É aí que começa o pensamento estratégico mesmo. Esse posicionamento vai nortear tudo, às vezes até o modelo de negócios.

Interação constante com as designers e redatoras

Finalmente chegamos ao momento da criação. Aqui, entendemos visão e essência, fazemos todo o território visual, território verbal e aplicações.

A estrategista não precisa estar em todas reuniões, mas é muito importante interagir bastante com as redatoras e designers. Tem muito sobre trabalhar junto para criar uma marca consistente.

As principais habilidades necessárias para ser estrategista de marcas

Assim como é preciso ter uma boa estratégia para criar uma marca consistente, também é preciso ter algumas habilidades específicas para arrasar nas análises e direcionamentos de marca. Vamos conhecê-las.

Forte senso crítico

É importante sempre se questionar para pensar em hipóteses que saem do óbvio e oferecem maior vantagem competitiva para as marcas.

Entender sobre pessoas

Toda marca é construída e consumida por pessoas. Por isso, é importante saber interagir com o público, não é interessante criar desejos que não existem, precisamos entender as dores reais.

Mentalidade de análise

Só é possível montar um bom plano de ação se tiver as informações certas e o melhor entendimento do contexto. Para criar uma estratégia forte e com muita diferenciação é preciso saber analisar a concorrência e o mercado.

Muita criatividade

Estrategistas sempre trabalham em conjunto com o time criativo. Todos os caminhos da criação seguem a estratégia, por isso, é importante que estrategistas também sejam criativos para propor conceitos diferenciados para as marcas.

Visão estratégica de negócios

Quando a estrategista entende de modelos de negócio, torna-se mais fácil entender os desafios do mercado em que o cliente está inserido, trazer novas perspectivas e desenvolver uma estratégia que destaque a marca em relação às outras.

Como você pôde perceber, um estrategista de marca é muito importante para negócios que desejam ser percebidos com muitas qualidades e diferenciais pelos clientes. O trabalho do estrategista de marcas é contínuo, afinal, é preciso ser revisitado várias vezes porque o mundo e as pessoas mudam. Por isso, é preciso sempre se atualizar para marca seguir forte.

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