Posicionar sua marca é escolher como você vai se apresentar para o mercado. O posicionamento é a forma como sua marca é percebida pelo mercado e pelos consumidores.
Aqui, na Brand Gym, acreditamos que um posicionamento bem feito é um dos passos mais importantes para construir uma marca forte.
Sem dúvida, essa é uma das decisões mais estratégicas de uma empresa, afinal, o posicionamento tem um grande impacto nas chances de sucesso e no ritmo de crescimento de uma startup.
Como a Guta Tolmasquim, nossa CEO, fala “ter o melhor produto não é suficiente para ser líder de mercado. Já vi excelentes produtos não serem líderes por serem confusos ou não darem ênfase nos diferenciais mais importantes. E já vi produtos ruins crescerem, mas, por pouco tempo, porque apenas um posicionamento bom não sustenta um produto ruim. As pessoas compram e se decepcionam”.
Normalmente, quem ganha a batalha do mercado são as marcas que conseguem unir um ótimo produto e um ótimo posicionamento.
Então, todo o esforço de posicionamento é feito para colocar sua marca e seus produtos no imaginário do consumidor. Um ótimo posicionamento oferece clareza ao consumidor sobre o que você é, quando ele deve consumi-lo e quais são os seus diferenciais.
Quer aprender como fazer um posicionamento estratégico? Clica aqui e confere o nosso texto.
Quais são os principais erros em um posicionamento estratégico?
Por estarmos trabalhando com marcas tech disruptivas desde 2017, conseguimos perceber alguns erros comuns que as empresas estavam cometendo. Vou listar alguns deles.
#01 Não investir em um posicionamento proprietário
Quantas vezes você já ouviu que tal empresa é a “Netflix daquilo” ou o “Uber de tal coisa”? Pode até ser um atalho eficiente no início, mas o ideal é que você mesmo seja o “Uber do Uber”. Líderes de mercado precisam ter posicionamento proprietário, não tem jeito.
#02 Realizar o posicionamento pensando só na própria marca
Para criar um bom posicionamento você precisa analisar e conhecer muito bem o seu produto, a sua marca, os concorrentes diretos e indiretos, sua persona e o contexto que a empresa está (seja cultural, jurídico ou técnico). Caso contrário, você pode ter um caso daquela famosa “miopia de marketing”.
#03 Querer explicar 100% da atuação da empresa
Para construir uma boa estratégia é preciso fazer escolhas. Seu produto pode ter várias features, mas não é por isso que você deve apresentar todos os recursos do seu produto no seu posicionamento.
As pessoas não vão conseguir absorver todas as informações, por isso, é importante que você conheça sua persona e entenda quais argumentos serão mais relevantes para a jornada de compra do consumidor.
#04 Não ser verdadeiro com a essência e história da marca
Sua estratégia de posicionamento deve ser autêntica, não adianta tentar surfar uma onda, todo o seu posicionamento deve ser coerente com a sua marca.
Invista em estratégias que façam sentido pro seu negócio.
#05 Não fazer o posicionamento ativamente
Os consumidores fazem a leitura do mercado, você querendo ou não. Marcas que não fazem um posicionamento consciente também serão posicionadas.
Então, a melhor escolha é deixar todo o posicionamento da sua empresa sob a responsabilidade do público ou investir conscientemente em um posicionamento que faça sentido pro seu negócio?
Acho que já deu para perceber como criar um bom posicionamento é muito mais complexo do que você imaginava, né? O posicionamento vai muito além de uma frase. Para mim é tipo um quebra-cabeça. Cada pecinha é um elemento fundamental para a composição do todo.
Quer saber mais sobre posicionamento? Então acompanha a gente que em breve teremos novidades!
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