Marca é muito mais que o nome ou o logotipo de um negócio. A marca é tudo que você pensa e sente em relação a um produto ou empresa, ou seja, a marca é o conjunto de significados que existe na cabeça dos consumidores.
A função de uma marca é dizer ao mundo o que você defende, em grandes ou pequenas formas. É sobre aproveitar e potencializar cada ponto de contato como uma oportunidade de se conectar com as pessoas, transmitir claramente quem somos e transformá-las em clientes e até mesmo em fãs.
As marcas podem ser amadas, quer conhecer mais sobre love brands?
Conceito de marca de acordo com o INPI:
O INPI é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Esse instituto é vinculado ao Ministério da Economia, sendo responsável por gerir o sistema brasileiro de concessão e garantir os direitos sobre uma marca, modelo industrial, invenção tecnológica, entre outras possibilidades, para a indústria.
Dessa forma o INPI conceitua marca como “um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”.
Como criar sua marca?
Marca é um conceito bem abrangente, que envolve não só o logotipo e o nome, mas também toda a estratégia e identidade de marca como um todo. Esse é o nosso trabalho na Brand Gym, construir marcas que se destacam por sua identidade única.
E quais os pontos iniciais para focar na criação da sua marca?
Estratégia
O primeiro passo para criar sua marca é ter uma estratégia de marca bem definida, esse é o ponto fundamental. E é nesse ponto que a maioria das startups falham, investem somente no produto e se esquecem do branding, quando branding e produto devem caminhar juntos. Estratégia de marca não é algo secundário, ela é o espelho que reflete a estratégia do negócio para o público.
A estratégia de marca é construída sob a definição do propósito, visão, essência, tom de voz, personalidade, território visual, território verbal e muito mais. E tudo isso será reunido em um brandbook que será acessível para todos da sua startup, afinal uma boa estratégia deve estar bem alinhada com toda sua equipe.
Logo e identidade visual
O logotipo e o território visual da marca são elementos mais tangíveis na construção da sua marca. Esses são os aspectos que os consumidores observam primeiro, e utilizam para reconhecer e diferenciar uma empresa de outra.
No território visual está incluso: tipografia, ícones, paleta de cores, estilos de ilustração, grafismos, estilos de foto e etc.
Tudo pensado estrategicamente para que o cliente identifique sua marca como única e conecte com ela.
Naming: nome da marca
Talvez as pessoas pensem que escolher o nome seja a parte mais fácil ao iniciar um negócio. Mas pode ser bem complicado quando deseja-se qualidade e promover conexão com as pessoas.
Primeiramente é preciso pensar na essência do seu negócio, na personalidade. O nome entrega quem a marca é. Ao entender os seus diferenciais, suas características e proposta de valor, é bem possível que tudo isso torne-se um insumo para construção do nome da sua marca.
Outro ponto importante é verificar se o nome escolhido para sua marca já não está registrado no INPI, inicialmente isso pode não te preocupar, mas é bem possível que quando a sua marca se popularizar isso te traga grandes problemas.
Não basta ser um nome legal, ele precisa ser claro, comunicar quem você é e, principalmente, deve ser único.
Como fazer o registro da sua marca?
Chegamos à parte burocrática do processo, é nesse momento que entram em campo vários aspectos legais. Para que você possa construir sua marca não basta cadastrar no Instagram, comprar um domínio de site e afins. É preciso também registrar sua marca no INPI. É o registro de marca que formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre uma determinada marca (nome e símbolo).
O detalhe é que é possível que o nome que você deseja utilizar para sua marca já esteja sendo usado por outro negócio e isso pode te deixar impossibilitado de utilizar o nome que planejou. Por isso é tão importante verificar se o nome que você está pensando já está registrado INPI.
Como saber se o nome da sua empresa está disponível no INPI?
A consulta prévia no INPI é fundamental antes que você escolha e divulgue o nome da sua marca. Vamos ver o passo a passo de como realizar essa consulta.
#1: Acesse o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, abra o menu no canto superior esquerdo, passe o mouse onde está escrito “serviços”, posteriormente em “marcas” e por último clique em busca.
#2: Clique no ícone em que está escrito “marca”.
#3: Algumas vezes pode aparecer pedindo que você se cadastre, entretanto dá para fazer a pesquisa anonimamente, clicando em continuar.
#4: Chegando na página onde já tem os campos de pesquisa, clique em “marca”.
#5: No campo de pesquisa da marca, pesquise o nome que pretende escolher.
#6: Tipo de pesquisa
Comece pela busca em exata para ver se existe um nome exatamente igual, depois avalie radical para ver o que há de parecido. Lembre que o INPI não deixa haver confusão entre nomes e tende a indeferir nomes parecidos.
#7: Classificação dos produtos e serviços
É importante definir qual classe de nomes você está pesquisando (Classificação de Nice). Um nome que já está registrado em uma classe (ex: alimentos), também pode ser registrado em outra classe distante (ex: serviços financeiros).
Procure os códigos de classificação dos produtos/serviços aqui: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/classificacao-marcas
Como registrar sua marca no INPI?
É fundamental que você registre sua marca no INPI, ganhando assim um título de propriedade que lhe dá o direito à utilização exclusiva de uma marca em todo território brasileiro dentro do seu segmento de mercado. Além de proteger legalmente o dono da marca quanto a cópias ou utilização indevida da sua marca por parte de terceiros.
Levando em conta que realizar esse registro é algo muito importante e pode ser bastante complexo, sugerimos que você busque assistência de um advogado ou de uma empresa especializada.
O que é gestão de marcas?
Gestão de marcas é branding. Levando em conta que marca é o conjunto de significados que existe na cabeça dos consumidores em relação a uma empresa ou produto, o papel do branding é gerir a forma com que todos os aspectos de uma marca cheguem de forma encantadora em todos os pontos de contato com os clientes.
Dizemos por aqui que branding é um mindset. É algo que precisa contagiar sua empresa inteira. Todos os pontos de contato comunicam quem sua marca é, por isso toda a empresa precisa respirar branding para estar alinhada com o quem somos, como nos posicionamos, como falamos, no que acreditamos: todo mundo falando a mesma língua.
Essa é a grande diferença entre as marcas fortes e as marcas frágeis. Branding é um hack de marketing.
…
Gostou do nosso conteúdo? Então não perca a oportunidade de assinar a nossa newsletter e receber conteúdo de qualidade sobre branding.
Ah, a Brand Gym é uma agência de branding para startups, ou como preferimos falar: uma agência agilizada e vida real. Quer conhecer mais? Vem ver nossos cases.