
Por que criar marca para startup é diferente de criar marca para uma empresa tradicional?
Fazer branding para startups não é igual a fazer branding para empresas tradicionais. Entenda como a Brand Gym faz branding para startups.
Fazer branding para startups não é igual a fazer branding para empresas tradicionais. Entenda como a Brand Gym faz branding para startups.
Os negócios do futuro precisam de diversidade e pluralidade. Por isso queremos dar maior visibilidade às empreendedoras e iniciativas incríveis.
Naming se trata do conjunto de técnicas criativas e estratégicas para criar nomes de empresas, produtos e serviços. Confira aqui como criar um nome ideal.
Muitas marcas falham porque acreditam que posicionamento não envolve uma escolha intencional a ser feita. Entenda o que é e como fazer posicionamento de marca
Marca é muito mais que o nome ou o logotipo de um negócio. Vem entender mais detalhes e descubra como registrá-la.
Nas últimas semanas surgiu uma nova rede queridinha na internet, o Clubhouse. Muitas pessoas já conseguiram marcar presença por lá, mas a dúvida que fica é: e as marcas?
Entenda o que é um brandbook na prática e conheça os exemplos de algumas marcas.
Marcas fortes conectam bem branding e estratégia de negócios. Como você quer encantar mais o cliente, na venda ou no pós-venda? Veja esse e outros conceitos.
Assim como pessoas, marcas também podem ser amadas. “Love brands” têm consumidores que promovem a marca com mais facilidade e outras vantagens. Veja exemplos.
Persona é diferente de público-alvo. Entenda o que é persona, como criar a sua (sem estereótipos!) e como ela entra na estratégia de branding e marketing digital
11 conceitos que vão te ajudar a entender branding – da teoria ao dia a dia. Branding é muito mais que nome e design. Entenda por qual motivo branding é um hack de marketing
Quando a gente fala de branding, estamos falando de estratégia de negócio. A marca é a forma como seu negócio se traduz para o mundo. Essa ideia pode parecer óbvia,
A Disney+, plataforma de streaming da Disney, chegou bombando no Brasil em novembro. Não podia ser diferente. Ano passado, quando foi lançada nos Estados Unidos, bateu 10 milhões de usuários
A marca Westwing está fazendo um excelente trabalho. Nascida em 2011 na Alemanha, chegou no Brasil em 2018. Em artigo na Exame.com, a CEO da Brand Gym, Guta Tolmasquim, analisa
Não basta ser bonito, logo precisa ser funcional. Para além do termo “design responsivo”, entenda o conceito de “logo responsivo” para a sua marca.
Aqui, na Brand Gym, dividimos o momento da entrevista em 3 etapas. Depois de preparar e conduzir uma entrevista da melhor maneira possível, chegamos à última etapa: analisar e registrar
Conduzindo uma entrevista O que a maioria dos founders de grandes startups tem em comum? Todos eles conhecem muito bem seus consumidores. Apesar de, num primeiro momento, esse conhecimento em
Desde que criamos a comunidade de branding para startups, começamos a fazer mini eventos quinzenais sobre os vários assuntos que fazem parte desse universo de gestão de marcas. No dia
A jogada do antagonismo é um clássico de novos entrantes no mercado da moda. Uma marca chega com uma mensagem ousada, que parece uma resposta ao líder estabelecido. A mensagem, em
Já faz alguns anos que as marcas vão além da visão e exploram os cinco sentidos para criar vínculos com os consumidores. Lojas com cheiros e sons são comuns hoje em dia. O Patties,
A busca por uma referência ou benchmark sempre fez parte do mundo dos negócios. Empresas de todos os portes e segmentos praticam a comparação de produtos, serviços e modelos empresariais
Um grande desafio de todo brand manager ou até de um product manager é rodar uma pesquisa que traga insumos interessantes e não tenha um custo elevado. Claro que a
Os maiores aprendizados do nosso Mini MeetUp com Luiza Terpins, Co-founder e Head de Conteúdo da Além Desde que criamos a comunidade de branding para startups, começamos a fazer mini eventos
No dia 19 de agosto, fizemos mais uma edição, ou melhor, mais uma sessão do nosso Brand Therapy. E, diferentemente da edição anterior, fizemos uma votação na comunidade e escolhemos um tema: arquitetura de
Google Font X Fonte proprietária: o que está por trás dessa escolha? O que é preciso considerar antes de tomar essa decisão? A tipografia por muito tempo foi – e,
Em 2019, fomos convidados para ajudar a Exame a se reposicionar e construir sua arquitetura de marcas. Essa mudança estratégica tinha o objetivo de deixar a marca mais forte e
No momento zero. E em todos os momentos. Marca e Cultura: de quem é essa agenda?Do Founder, acima de tudo. Marca e Cultura são dois ativos estratégicos para qualquer negócio.
Brand Debt e Tech Debt são conceitos irmãos em suas respectivas áreas. Tech Debt é bem conhecido no mundo da tecnologia. Criado por Howard G. “Ward” Cunningham, um dos autores
O que você precisa saber antes de trocar o nome da sua empresa.É comum que a startup comece a operar com um nome literal.O problema começa depois de alguns meses
5 perguntas para você fazer antes de criar uma conta para sua marca A ascensão do TikTok é a maior prova de que vídeos eram o futuro do conteúdo. Hoje,
“Branding para empresas que vão escalar” é uma frase muito usada por nós, da Brand Gym. Respiramos o mercado empreendedor de startups e Venture Capital para entender como podemos melhor
Anecessidade de se criar marcas surgiu quando era preciso explicar um tal produto ou serviço que estava sendo vendido. Naquele primeiro momento, as marcas precisavam ser descritivas e tinham a
Crises de ansiedade, depressão e vontade de repensar a vida e a carreira são características marcantes dos millennials e da geração Z. Se você faz parte desse grupo de pessoas
O que será que acontece com nossas companhias de celular que, cedo ou tarde, nos tiram do sério? A Fluke veio resolver uma questão que todo mundo no Brasil parece odiar: telefonia.
De um grupo de WhatsApp do prédio e alguns pivots, o santista-paulistano Leandro teve seus insights para criar a Lobby, uma startup que está transformando como as empresas administram seu espaço
Quando o tema é negócios, a Exame é a revista líder de mercado. Mas o modelo de negócio de revistas está em decadência. Em todo o mundo, a audiência de impressos está
Desde seu início, o Hotel Urbano rapidamente se tornou referência em venda de viagens online no Brasil. Mas o mercado está sempre mudando e, nesse segmento, a dinâmica não foi diferente:
Empreendedor é a pessoa que vive para transformar sua visão em realidade. O primeiro passo é colocar essa visão em um papel (leia-se excel, ppt ou notes). Aos poucos, vai
Se você já teve que encontrar faxineira, sabe que é um processo arcaico de acionar amigos e pedir recomendações. Por outro lado, você também deve conhecer uma faxineira que te
Cliché nasceu de uma empresa de pesquisa e tendências de consumo. O insight: enquanto existem marcas fortes em todos os segmentos de bebidas alcoólicas, no mercado de vinho a compra ainda
Nas últimas décadas, as relações de trabalho e os formatos dos escritórios mudaram bastante, mas há um ponto que parece ter parado no tempo: o prédio comercial. A Lobby percebeu isso e
Anecessidade de se criar marcas surgiu quando era preciso explicar um tal produto ou serviço que estava sendo vendido. Naquele primeiro momento, as marcas precisavam ser descritivas e tinham a
Começamos a Brand Gym em 2017, a Vanessa e eu. Vocês, que são empreendedores, já sabem o que a gente ouvia: “ não vai dar certo”, “já tentei isso e